Quantcast

Re(veja) algumas figuras públicas angolanas que deixaram o mundo dos vivos

0
Divulgação de Serviços (ProCenter)

O dia 02 de Novembro é considerado ‘dia dos finados’, o AngoRussia decidiu relembrar alguns artistas que já não fazem parte do mundo dos vivos, mas que continuam vivos nas mentes do angolanos, por causa dos seus contributos e por terem servidos de fonte de inspiração para muita gente. Re(veja) algumas figuras que outrora contribuíram para o engrandecimento da cultura angolana, partiram e deixaram saudades. 

 

O desaparecimento físico de uma pessoa sempre acaba por afectar emocionalmente outras, sobre tudo quando a mesma é muito conhecida, como é o caso das figuras públicas, que de alguma forma serão sempre lembradas, algumas delas por deixaram obras intemporais.

Acreditar na morte do “Rei do Ndombolo”, Nacobeta, até agora tem sido difícil e doloroso não só para os seus familiares, como também para todos que o conheceram, e puderam dançar a um dos ritmos que  revolucionou o estilo kuduro, “Wakimono”. Nacobeta faleceu no passado dia 04 de Setembro de 2017, no hospital Jorgina Machel em Luanda, vítima de câncer da laringe.

Os comunicólogos angolanos e não só, bem como todos que acompanhavam o programa Arco-Íris, Vida no Planeta, Para ti Mulher e a rubrica Totoloto, foram apanhados de surpresa e encontram-se inconsolaveis com o passamento físico prematuro da ex-apresentadora da TPA, Beatriz Fernandes, cujo a sua morte, no passado dia 26 de Outubro de 2017, chocou milhares de Angolanos.

Em maio de 2017, a cultura angolana voltou a ficar de luto com a morte do músico e compositor Wyza vítima de doença.

Os amantes do Semba, ainda não recuperaram da fatídica perda do autor do hit “Cuidado”. Bangão que durante a sua trajectória animou as pistas de dança com as suas músicas que serviram de inspiração para construção da carreira musical de muitos artistas faleceu no passado dia 17 Maio de 2015, vítima de doença prolongada. No mesmo ano, novamente os amantes da música ficaram de luto, quando no dia 19 de Outubro, a kudurista Propria Lixa faleceu, vítima de doença prolongada, no hospital Américo Boa Vida, em Luanda.

Em outubro de 2013, surgiram mais notícias tristes para os Angolanos, a cultura nacional ficou de luto, com a morte do músico Beto de Almeida, o autor do hit “Ficar com as duas”, que faleceu na vizinha República da Namíbia, em Outubro, vítima de doença prolongada. Poucos dias depois morreu em Paris, França, vítima de doença, o músico angolano e compositor Carlos João Elias Alves do Nascimento mais conhecido Carlos do Nascimento.

Em Novembro de 2013, morreu o músico Action Nigga que estava entre os 9 angolanos que morreram na queda de um avião que fazia rota Maputo/Luanda.

 

Por: Garcia Alberto

Deixe a sua opinião!

Partilhe.