Morre músico Wyza vítima de doença


A música angolana está de luto, morreu nesta sexta-feira (5), o músico e compositor Wyza vítima de doença, segundo anunciou o colega e amigo Kizua Gourgel.

O triste anunciou sobre o passamento físico do cantor Wyza foi feito pelo artista Kizua Nazareth Gourgel. “Com grande pesar, informo a todos interessados que infelizmente faleceu o Wyza. Não tenho grandes pormenores, soube apenas que aconteceu devido a questões de tensão alta. Obrigado por tudo amigo
Até ja”, foram com essas palavras que o artista anunciou e se despediu do colega.

Uma fonte próxima a família disse a Angop, que o artista teve um “mau estar” súbito e foi levado a um hospital de Luanda onde acabou por falecer.

“O pai do Wiza morreu recentemente e foi sepultado no último sábado (29 de Abril) e desde essa altura o cantor ficou com o astral muito em baixo, hoje foi levado ao hospital e acabou por morrer”, detalhou.

Cantor e compositor que apresentava ao mundo um ritmo praticamente desconhecido, Wyza nasceu na província do Uíge.

João Sildes Bunga “Wyza”, herdou a sua paixão pela música de sua mãe, Elisa Bunga, que fez e tocou o kissange, um instrumento tradicional angolano.

Em Luanda, Wyza trabalhou como varredor e sozinho nas ruas aprendeu a tocar violão. Em casa cantava e escrevia músicas com a sua mãe e sócia que o encorajou.

Wyza ainda trabalhou arduamente, mas, apesar da rotina diária de ganhar a vida, por muitos anos, pegava no seu violão assim que chegava em casa e escrevia e ensaiava as suas músicas – sempre a cantar em Kikongo.

Wyza escreveu “Mpasi”, uma canção cujo título em Kikongo significa “sofrimento”.

João Sildes Bunga tornou-se Wyza quando conheceu o músico e produtor João Alexandre que o convidou a gravar o disco intitulado “Kintsoma”. Mas o álbum não correu de maneira como se esperava e apesar deste aparente fracasso, Paulo Flores reconheceu o grande talento de Wiza e o convidou para abrir um dos seus shows. Desde então, Wyza tem desempenhado um papel activo em seus projectos musicais.

Wiza trabalhou e partilhou o palco com cantores como Dodô Miranda, Beth Tavira, Gigi, Euclides, Paulo Flores, Dalú, Roger, Xico Santos, Mário Furtado, Moreira Filho, Wando Moreira, Nelas do Som, Pirica, Kizua Gourgel, Totó, João Alexandre, entre outros artistas.

 


Gostou? Partilhe com os teus amigos!