Retrospectiva 2023: Figuras públicas internacionais que deixaram o mundo dos vivos


A morte é um fenómeno universal e inevitável à todos os seres vivos. O acontecimento é rodeado por mistérios que tentam ser explicados pela ciência e pela religião. Este ano foi marcado pelo passamento físico de figuras de destaque internacional.

Foto: Reprodução/ Facebook

Neste artigo, o AngoRussia, destacou algumas figuras públicas internacionais que faleceram no ano em curso, cujas mortes chocou os fãs em todo mundo, em particular em Angola.

Azagaia

Edson da Luz, mais conhecido pelo nome artístico Azagaia, foi um cantor de hip-hop moçambicano, nascido em Namaacha, localidade da província de Maputo, aos 6 de Maio de 1984, e tornou-se internacionalmente conhecido pela sua música de intervenção social.

Considerado como um dos melhores rappers da lusofonia, o rapper moçambicano, faleceu aos 9 de Março, vítima de doença.

Sara Tavares

Sara Alexandra Lima Tavares, conhecida nas lides da música, por Sara Tavares, nascida em Lisboa, a 1 de Fevereiro de 1978, foi uma cantora e compositora portuguesa de ascendência cabo-verdiana.

Tornou-se conhecida, primeiramente, como vencedora do concurso Chuva de Estrelas em 1994. Nesse ano, também venceu o Festival da Canção. Deixou cinco álbuns de estúdio: “Sara Tavares e Shout” (1996), “Mi Ma Bô” (1999), “Balancê” (2005), “Xinti” (2009) e “Fitxadu” (2017).

Sara Tavares morreu no dia 19 de Novembro, vítima de um tumor cerebral, numa das unidades hospitalares de Lisboa.

AKA

Kiernan Jarryd Forbes, nascido na Cidade do Cabo, aos 28 de Janeiro de 1988, mais conhecido como AKA, foi um rapper, compositor, produtor musical, cantor e empresário sul-africano. Foi um dos músicos sul-africanos mais populares da sua época e o artista de hip-hop sul-africano com o álbum mais vendido de todos os tempos.

AKA foi baleado e morto aos 10 de Fevereiro do ano em curso, num popular local noturno na Florida Road de Durban. De acordo com uma testemunha no local, Forbes foi baleado enquanto estava na calçada quando o tiroteio começou.

Costa Titch
Costantinos Tsobanoglou, mais conhecido pelo seu nome artístico Costa Titch, foi um rapper e dançarino sul-africano de Amapiano, nascido aos 10 de Setembro de 1995.
Costa Titch, lançou o seu álbum de estreia intitulado “Made In Africa”, que apresenta colaborações com vários artistas sul-africanos renomados, como AKA, Riky Rick e Boity. O álbum recebeu aclamação da crítica e foi um sucesso comercial, cimentando a posição de Costa Titch como uma das estrelas em ascensão na música sul-africana.
O rapper faleceu no dia 11 de Março do ano em curso, horas após se apresentar no festival de música Ultra South Africa, em Joanesburgo.
MC Marcinho

MC Marcinho é um cantor e compositor brasileiro, internacionalmente conhecido pelos sucessos “Glamurosa”, “Rap do Solitário” e “Escrito Pras Princesas”, chegando a ganhar diversos prémios no mercado musical brasileiro. O músico também é conhecido como o “Príncipe do Funk”, por ser o percursor da vertente “Funk Melody”.

MC Marcinho, faleceu aos 26 de Agosto, vítima de insuficiência renal e cardíaca, aos 45 anos, no Rio de Janeiro.

De acordo com a imprensa brasileira, o ícone do estilo Funk, estava internado desde o fim do mês de Junho por infecção generalizada.

Glória Maria

Glória Maria Matta da Silva, foi uma jornalista, repórter e apresentadora de televisão brasileira, nascida no Rio de Janeiro aos 15 de Agosto de 1949. Considerada como um dos maiores símbolos do jornalismo brasileiro, foi a primeira repórter a realizar matérias ao vivo e a cores na televisão no Brasil.

Tornou-se conhecida pelas reportagens especiais e viagens que fez em lugares exóticos, como o deserto do Saara e a Palestina. Glória cobriu também a Guerra das Malvinas, em 1982.

Glória Maria foi internada no Hospital Copa Star, para tratar um câncer de pulmão. Esse acabou gerando metástases no seu cérebro. Nos últimos dias, o tratamento não surtiu efeito e Glória não resistiu, vindo a falecer em 2 de Fevereiro de 2023, aos 73 anos.

Elizângela Vergueiro
A actriz Elizângela Vergueiro, fez sucesso em diversas novelas da rede Globo, como “Força do querer”, “A Dona do Pedaço” e outras.
A atriz, faleceu aos 68 anos, no dia 3 de Novembro, em Guapimirim, no estado do Rio de Janeiro, tal como informou a prefeitura local. A actriz deu entrada no hospital da referida região, com uma PCR (parada cardiorrespiratória).
Lance Reddick
Lance Solomon Reddick, foi um actor e músico norte-americano, nascido aos 7 de Junho de 1962. Tornou-se mundialmente famoso ao interpretar Charon na franquia “John Wick”.
Reddick morreu de doença cardíaca, aos 17 de Março de 2023, aos 60 anos, na sua casa em Studio City, Los Angeles. Muitas figuras públicas prestaram homenagem, incluindo os co-astros de The Wire de Reddick, Wendell Pierce e Isiah Whitlock Jr. As co-estrelas de John Wick de Reddick, Keanu Reeves e Ian McShane, também prestaram homenagem.
Michael Gambon

Sir Michael John Gambon, foi um actor irlandês-inglês, nascido aos 19 de Outubro de 1940. Gambon começou a sua carreira como um dos membros originais do Royal National Theatre.

Ao longo da sua carreira de seis décadas, recebeu três Olivier Awards e quatro BAFTA TV Awards. Em 1998, foi condecorado pela rainha Elizabeth II, por serviços prestados à dramaturgia.

Tornou-se mundialmente conhecido ao interpretar o mago “Albus Dumbledore” nos filmes da franquia de Harry Potter, aos 82 anos.

De acordo com uma nota emitida pela família, Michael teve uma crise forte de pneumonia e morreu pacificamente aos 28 de Setembro, em Witham, zona leste do Reino Unido.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *