PREI “estabiliza” economia nacional permitindo crédito de até sete milhões de kwanzas a vendedoras ambulantes


O Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI) tem diminuído bastante a informalidade da economia nacional, tornando-se no principal catalisador para a formalização de novos operadores económicos, e no aumento da base tributária.

Com arranque marcado em 2020, o PREI já formalizou 43.800 micro-empresas, das quais 1.328 em 2020 e 42.472 em 2021. Com este programa os agentes económicos formalizados têm acesso ao sistema de segurança social, capacitação e micro-crédito na ordem dos 50 mil a 7 milhões de Kwanzas.

De acordo com informações veiculadas pela Angop, o Ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, destacou recentemente que o Estado vê no PREI uma oportunidade de atribuição de certos benefícios aos vendedores dos mercados informais com a formalização do seu próprio negócio, capacitação sobre gestão, segurança social, emissão do Bilhete de Identidade e acesso ao microcrédito.

Nos próximos dias, o PREI estará nos mercados da Sanzala e Zango, no município de Viana, e no do Kikolo, município do Cacuaco, província de Luanda.

Para restantes províncias do país, indica o titular do MEP que o programa tem arranque em Janeiro de 2022 e se vai estender até o mês de Abril do mesmo ano.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *