“De Julho a presente data, o que se nota é uma relativa estabilidade da moeda nacional”, diz  Governador do BNA 


Segundo o anúncio feito pelo do Governador do Banco Nacional de Angola, Manuel Tiago Dias, no final da reunião do Comité de Política Monetária do Banco Central, desde Julho do ano de 2023 até Março de 2024, o Kwanza apresenta uma ligeira estabilidade. 

Foto: RNA

 

 Por isso, Manuel Tiago Dias descarta, para já, qualquer intervenção do Banco Nacional de Angola, no mercado cambial e ressalva que a valorização do Kwanza, está dependente do aumento da produção interna.

“De Julho a presente data, o que se nota é uma relativa estabilidade da moeda nacional e isto é resultante das transacções que vão ocorrendo livremente a nível da plataforma Bloomberg e aqui mais uma vez sem intervenção do Banco Nacional de Angola. A valorização do Kwanza há de ser uma consequência do aumento da produção interna, particularmente se o nosso país for capaz de produzir bens e serviços capazes de gerar receita em moeda estrangeira, porque nós em entendemos que no contexto actual não há necessidade para já de qualquer intervenção do Banco Nacional de Angola no mercado cambial”, avançou.

BNA sinaliza que o stock de reservas internacionais, estão fixadas em 14,2 mil milhões de dólares norte-americanos. Este valor, segundo o Comité de Política Monetária, corresponde a cerca de 7,2 meses de importações de bens e serviços.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *