Governo admite que pobreza em Angola aumentou para “mais de 54%”


O ministro da Economia e Planeamento, Sérgio Santos assumiu esta sexta-feira (23) de Abril, em conversa com a Lusa, que a pobreza multidimensional no país se tenha “agravado para mais de 54%”, sobretudo devido as “dificuldades impostas pela covid-19”, que se juntam ao “excesso de chuvas, à seca e outras calamidades”.

Segundo Sérgio Santos, que admitiu um “aumento da população em condição de vulnerabilidade no país”, os dados sobre a pobreza em Angola estão a ser permanentemente atualizados.

“Os dados mais recentes da pobreza multidimensional, publicados pelo INE [Instituto Nacional de Estatística], davam um nível preocupante de pobreza em Angola na ordem de 54%, sabemos que este número poderá ter-se agravado, sobretudo no último ano”, afirmou hoje o ministro angolano, quando questionado pela Lusa.

Para Sérgio Santos, a covid-19 contribuiu para o “aumento do grau de vulnerabilidade” de muitas famílias no país, que perderam o seu rendimento em consequência da pandemia, agravado com “situações preocupantes como excesso de chuvas ou a falta delas”.

As “calamidades naturais poderão também ter tirado rendimento a muitas famílias, portanto esses dados têm de ser permanentemente atualizados”, apontou.

O ministro angolano falava hoje no final de cerimónia de apresentação do programa sobre o “Reforço das Sinergias entre a Proteção Social e a Gestão das Finanças Públicas”, orçado em 1,8 milhões de euros, financiados pela União Europeia (UE).

 

AR/Lusa


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *