Peça teatral “Filhas da Herança” retrata o posicionamento da mulher na luta pelos seus direitos


As actrizes Helena Moreno, Aílssa Renata, Sofia Buco, Carina Sousa e Celma Pontes reuniram-se  neste domingo, (28) de Março para a ante-estreia do espectáculo que deu vida à peça teatral “Filhas da Herança”, uma adaptação bíblica sobre as filhas de Zelofeade do livro de Números, no Clube S.

Após vários meses com as portas fechadas o teatro voltou a dar luz aos seus actores, Helena Moreno, Aílssa Renata, Sofia Buco, Carina Sousa e Celma Pontes foram as protagonistas principais de “Filhas da Herança” ao lado dos actores Raúl Rosário e Yuri de Sousa. O projecto é uma viagem a história bíblica retratada no livro de Número, em que as filhas de Zelofeade reivindicaram a herança de seu pai morto.

De acordo a bíblia a mulher na altura as mulheres não eram incluídas na repartição dos bens do pai falecido, sendo a mesma repartida apenas entre os descendentes masculinos do falecido. Pórem, o facto de Zelofeade não ter tido descendentes masculinos, fez com que suas filhas quisessem reivindicar o direito a herança do pai.

Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirza representadas por Helena Moreno, Aílssa Renata, Sofia Buco, Carina Sousa e Celma Pontes lutaram contra o tio ganancioso diante de Moisés, pessoa a quem Deus deu a resposta de que a herança passaria para as filhas e, assim foi passada uma nova instrução para o povo de Israel.

Com enorme emoção as actrizes falaram para o AngoRussia sobre o regresso aos palcos: “foi diferente, estar em palco novamente, é o renascer das cinzas, e o espectáculo vem para agradecer a Deus pela vida com a missão de educar e reeducar por meio da arte”, falou a directora executiva Sofia Buco. “Por se tratar de uma história bíblica a responsabilidade é maior ainda mais por representar a Tirza ‘a menina dos olhos de Deus’, por ser Março o mês da mulher e do teatro o projecto decidiu trazer esta peça para mostrar que a mulher sempre quis o seu lugar na sociedade”, disse Helena Moreno.

O projecto promete ainda neste ano trazer peças como Esquadrão Kamy e Monólogo da vagina.

Estiveram presentes para ante-estreia da peça teatral os actores Manuel Teixeira, Sílvio Nascimento, Haldjamar Elvaim, Leomarte Freire, Edgar Oliveira, Rui Silva.

Clique aqui para ver mais fotos do evento!

Exit mobile version