Peça teatral “Filhas da Herança” retrata o posicionamento da mulher na luta pelos seus direitos


As actrizes Helena Moreno, Aílssa Renata, Sofia Buco, Carina Sousa e Celma Pontes reuniram-se  neste domingo, (28) de Março para a ante-estreia do espectáculo que deu vida à peça teatral “Filhas da Herança”, uma adaptação bíblica sobre as filhas de Zelofeade do livro de Números, no Clube S.

Após vários meses com as portas fechadas o teatro voltou a dar luz aos seus actores, Helena Moreno, Aílssa Renata, Sofia Buco, Carina Sousa e Celma Pontes foram as protagonistas principais de “Filhas da Herança” ao lado dos actores Raúl Rosário e Yuri de Sousa. O projecto é uma viagem a história bíblica retratada no livro de Número, em que as filhas de Zelofeade reivindicaram a herança de seu pai morto.

Publicidade

De acordo a bíblia a mulher na altura as mulheres não eram incluídas na repartição dos bens do pai falecido, sendo a mesma repartida apenas entre os descendentes masculinos do falecido. Pórem, o facto de Zelofeade não ter tido descendentes masculinos, fez com que suas filhas quisessem reivindicar o direito a herança do pai.

Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirza representadas por Helena Moreno, Aílssa Renata, Sofia Buco, Carina Sousa e Celma Pontes lutaram contra o tio ganancioso diante de Moisés, pessoa a quem Deus deu a resposta de que a herança passaria para as filhas e, assim foi passada uma nova instrução para o povo de Israel.

Com enorme emoção as actrizes falaram para o AngoRussia sobre o regresso aos palcos: “foi diferente, estar em palco novamente, é o renascer das cinzas, e o espectáculo vem para agradecer a Deus pela vida com a missão de educar e reeducar por meio da arte”, falou a directora executiva Sofia Buco. “Por se tratar de uma história bíblica a responsabilidade é maior ainda mais por representar a Tirza ‘a menina dos olhos de Deus’, por ser Março o mês da mulher e do teatro o projecto decidiu trazer esta peça para mostrar que a mulher sempre quis o seu lugar na sociedade”, disse Helena Moreno.

O projecto promete ainda neste ano trazer peças como Esquadrão Kamy e Monólogo da vagina.

Estiveram presentes para ante-estreia da peça teatral os actores Manuel Teixeira, Sílvio Nascimento, Haldjamar Elvaim, Leomarte Freire, Edgar Oliveira, Rui Silva.

Clique aqui para ver mais fotos do evento!


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *