Estudantes Angolanos na cidade de Ufa, Rússia, realizaram no passado sábado (16), uma gala cultural para assinalar os 38 anos da independência nacional. A Gala que contou com a presença de varias entidades como “Decano de uma das faculdades, decano dos estrangeiros” e outros africanos residentes na cidade, teve início as 22horas.
A noite começou com musica, na voz do estudante Alberto Vinama e no piano Chocolate ‘’ Carta para Angola’’.
A gala foi dirigida pelos estudantes angolanos Nicolau Gama e Sofonie Dala, que começaram por desejar boas vindas a todos presentes, e fizeram um curto discurso sobre os ganhos obtidos por Angola, em trinta e oito anos da independência nacional rumo ao desenvolvimento sócio-económico do país, em onze anos de Paz.
Soni Mateus que pela segunda vez foi eleito como presidente da comunidade por saber conduzir a comunidade em caminhos certos, deu breves considerações sobre a comunidade angolana em UFA.
O Decano dos Estrangeiro Nail Taguirovitch , também foi chamado ao palco para falar um pouco sobre o comportamento dos estudantes angolanos.
O estudante angolano Bernadito Yemba, aproveitou a noite para recitar um poema de sua autoria intitulado ‘’Antigos combatentes e veteranos de guerra ‘’.
Um dos momentos mais esperados foi o incentivo (em forma de trofeu) dado, numa maneira de reconhecimento aos estudantes que mais se têm destacado, tanto na vida da comunidade como nos estudos, feito pelo CAP/MPLA UFA, dirigido pelo estudante Mateus Esteita.
A estudante Vanilde Marques, do 3o ano, correspondente do site Angorussia, secretaria do MPLA na cidade de Ufa, e eleita no ano passado a 5a estudante angolana mais influente na Federação Russa foi a primeira a ser premiada.
Sofonie Dala estudante do 4o ano, foi premiada por a estudante angolana que melhor fala a língua Russa na cidade.
Danilson Melicio estudante do 3oano, financeiro da comunidade, é o estudante angolano com melhor aproveitamento académico.
Bento Mabanza estudante do 5o ano, um dos melhores jogadores de futebol da universidade, e faz parte da selecção internacional.
João Paulo estudante do 1o ano, é o ministro dos desportos e melhor Dj da cidade.
Depois da entrega dos troféus, os estudantes mostraram um pouco de como se danca em Angola, com a apresentação de afro-house e Semba.
Para encerrar a actividade cultural todos os presentes levantaram-se e entoaram o hino nacional da República de Angola, e a seguir cantou-se a música de Matias Damásio “Angola Pais Novo’’ na voz da estudante Edna Kussivila.
A actividade aconteceu num dos restaurantes da cidade de Ufa “Pravda Hall” e culminou com uma festa, ao som dos melhores Djs da cidade João Paulo Black e Sony Sulano, e degustação de pratos da gastronomia angolana. Veja as fotos:
[new_royalslider id=”26″]
As actividades recreativas e culturais alusivas ao Dia da Independência de Angola estão a ser comemoradas pelas várias comunidades angolanas na Rússia e vão decorrer até finais de Novembro.