Austrália cria lei que permite ao funcionário ignorar ligações do chefe após fim do expediente


O governo australiano vai implementar leis que dão aos trabalhadores o direito de ignorar ligações e mensagens injustificadas dos seus chefes fora do horário de trabalho sem penalização, com potenciais multas para os empregadores que violarem a regra.

Foto: Getty images

Conhecida como “Direito à desconexão”, faz parte de uma série de alterações às leis de relações trabalhistas propostas pelo governo australiano. Leis parecidas já estão em vigor na França, Espanha e outros países da União Europeia.

Segundo a CNN Brasil, o ministro do Emprego da Austrália, Tony Burke, garantiu, em comunicado, que a maioria dos deputados, apoiam a nova legislação. A lei impede, de acordo o ministro, que os trabalhadores façam horas extras não remuneradas, através do direito de não permitir contactos injustificados fora do trabalho.

“O que dizemos simplesmente é que alguém que não está a ser pago 24 horas por dia, não deve ser solicitado se não estiver online e disponível 24 horas por dia”, acrescentou o primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, citado pela CNN Business.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

Um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *