Angolanos preparam-se para protestar contra a subida do preço do combustível, fim da venda ambulante e a lei das ONG’s


Mais de dez províncias do país confirmaram a sua adesão à manifestação  pacífica convocada para dia 17 de Junho sob o lema ’32 milhões de angolanos nas ruas’, para reivindicar as últimas medidas que foram tomadas pelo governo angolano, tais como a subida do preço do combustível, fim da venda ambulante e a lei das ONG’s.

Foto: DR

Até ao momento, as últimas medidas tomadas pelo executivo angolano tem causado revolta por parte da população, que tem se deparado com um custo de vida muito alto, com a subida dos preços da cesta básica no mercado e não só. Sendo assim, o activista Dito Dali, um dos organizadores da manifestação deste sábado, em entrevista a DW,  referiu  que a subida do preço do combustível foi uma medida tomada sem preparar o povo angolano.

“O executivo angolano tomou uma medida sem preparar o povo, sem negociar com a sociedade, sem fazer uma auscultação pública, para explicar aos angolanos as razões que os fez aumentar o preço do combustível e retirar as subvenções que antes o Estado alocava para que o cidadão contribuísse com uma percentagem”, disse o activista à DW .

Além da subida do preço do combustível, o activista social adiantou que a lei das ONG’s, uma proposta de lei  remetida a Assembleia Nacional e aprovada na generalidade no passado dia 25 de Maio, vai permitir que o governo controle o funcionamento das Organizações Não Governamentais, dite a agenda das ONGs em Angola e limite assim o espaço da cidadania e associativismo, a que considera inconstitucionalidade orgânica, se for aprovado pelo parlamento na especialidade.

“Se essa lei entrar em vigor será declarada uma inconstitucionalidade organizar, estaríamos a recuar em termos de conquistas sobre os direitos fundamentais do cidadão que conseguimos alcançar até agora”, frisou.

Oportunamente, referiu que a proibição da venda ambulante é uma medida que está a causar um impacto negativo na vida social e principalmente nas camadas mais pobres do país e que antes da retirada da venda no mercado informal, o governo deveria apresentar alternativas para as pessoas afectadas.

Luanda, Moxico, Benguela, Cuando-Cubango, Huambo, Cunene, Huíla, Lunda Sul, Lunda Norte, Zaire, Bengo, Malanje e Namibe são províncias já confirmadas para o protesto.

Por: Irinea Lukombo

 


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *