Sempre ligada a causas solidarias, Yara Mosquito em união com mães amigas dos autistas decidiram recolher donativos, para apoiar a associação Apegada, uma associação que tem mais de 50 famílias identificadas entre paralisias mentais e autistas.
Em alusão ao natal, a associação realizou nesta segunda-feira (14), uma actividade para as famílias de crianças com deficiências mentais e autistas. Foram entregues as familias varios presentes, cabazes, cestas básicas, almoço, gelados e pintura para estimular mentalmente as crianças entre outras actividades que marcaram a tarde dos pequenos.
Yara Mosquito, chama a atenção da sociedade para a necessidade de se apoiar essas famílias:
“Muitas vezes estas crianças com autismo e distúrbios mentais ficam trancadas em casa sozinhas, isso porque o pai e a mãe precisam trabalhar para sustentar a casa, por que essas crianças são descriminadas no sistema de ensino escolar, não lhes sendo permitida a inscrição e adesão às escolas. Elas são crianças especiais que precisam de estímulos metais, precisam ir a escola”, disse em declaraões ao AngoRussia a Miss Huambo 2014.
Alguns autistas desenvolvem grandes capacidades, tornando-se verdadeiros super dotados em suas áreas, mas para tal, é necessário que haja escolas especiais com os estímulos necessários para essas crianças ou que o sistema normal de ensino passe a receber e a ter professores preparados para dar essa assistência especial que eles precisam
O acto contou ainda com a presença do apresentador do programa “Hora Quente”, que também fez questão de apoiar a causa, e tornar-se assim amigo dos autistas Cabingano Manuel.