O “Conexões” do próximo sábado, 23 de Agosto, tem a presença especial do músico Yannick Afroman. O rapper participa no quadro ‘Candongueiro’, e apanha boleia do apresentador Quim Fasano até a centralidade do Kilamba.
O famoso rapper revela a origem do nome Afroman – homenagem feita a um grande amigo falecido, e conta como começou a sua carreira, relembrando os seus principais trabalhos. As músicas do Afroman falam do orgulho de ser africano e propõem a reflexão sobre a realidade político-social de Angola.
Nesta conversa, o Brasil também está presente. Yannick fala da sua relação com o país e da admiração por nomes da música brasileira, como, por exemplo, o cantor e compositor Gabriel ´O Pensador`.
Ainda no ´Conexões` desta semana, o telespectador será convidado a conhecer o trabalho do elenco do Teatro Olodum, uma das companhias mais tradicionais e criativas do cenário cultural baiano, cujo trabalho tornou-se referência no campo das artes cénicas do Brasil.
A apresentadora Heloísa Jorge visita o teatro histórico Vila Velha, Património Cultural da Bahia, para conversar com os integrantes do grupo sobre a relevância do trabalho para afirmação da cultura afro-brasileira na sociedade. “A vitória do bando é provar que o negro é sujeito do seu próprio discurso!”, afirma o director teatral Márcio Meirelles. A companhia tem como premissa chamar atenção para a causa negra com o intuito de resgatar as origens africanas por meio da arte. A Heloísa aproveita a oportunidade para conversar com actores do grupo e partilhar com eles impressões sobre a plateia angolana, por quem os mesmos nutrem grande afeição.
Na capital, Brasília, a apresentadora Jaqueline Saluvo vai ao encontro da escritora Flávia Portela, autora do livro de receitas Gula d’África, para aprofundar-se sobre a influência da culinária africana no Brasil.
O projecto da Flávia oferece receitas de quase 20 países do continente africano. Para não deixar a Jaqueline com água na boca, os chefs Henrique Oliveira e Francisco foram para a cozinha preparar um prato de camarão com quiabo acompanhado de bolinho de mandioca. Para a sobremesa foi servido banana assada. Os dois cozinheiros explicam passo a passo como confeccionar o prato africano e arrancam suspiros da mesma.
Por: AR e SapoNovelas