A estudante Witney Shikongo, de 19 anos de idade, natural do município dos Gambos, província da Huíla, foi eleita Miss Huíla 2014 durante uma gala realizada na noite de sábado, numa das unidades hoteleiras do complexo turístico da Nossa Senhora do Monte, nos arredores da cidade do Lubango.
A Miss Huíla 2014, também eleita Miss simpatia, é estudante da 11ª classe, no curso de ciências humanas. Recebeu como prémio uma viatura de marca Nissan Micra.
O jurado escolheu para primeira dama de honor Lessaleth Aludilo, de 19 anos de idade, e atribuiu a distinção de segunda dama de honor a Mirian Sunda, de 20 anos de idade, enquanto que a de Miss fotogenia coube a representante do município do Chipindo, Cátia Correia.
As candidatas foram avaliadas em traje tradicional, fato de banho e vestidos de gala, exibindo o potencial cultural nacional e da região, em particular, num cenário onde se homenageou o fogo, dada a sua importância no desenvolvimento do homem e das sociedades, numa altura em que o comité Miss Huíla completou 20 anos.
A gala de eleição da Miss Huíla 2014 está enquadrada no programa cultural das festas da Nossa Senhora do Monte e contou com a animação dos artistas locais Senhores do Monte e One Milliões, e de Luanda vieram Kely Silva e Yola Araújo.
Em declarações à imprensa, Witney Shikongo disse que o seu mandato será dedicado a execução de projectos virados ao apoio à criança desfavorecida, nesta província.
“Eu dedico esta vitória à minha mãe, a todos huilanos que torceram por mim, e espero que continuem a dedicar esta confiança, para que eu possa concretizar o meu projecto, de ajudar aquelas que são o futuro de qualquer país, e a trazer para a nossa província a coroa de Miss Angola, este ano”, realçou.