A sensivelmente seis meses após à publicação do seu disco de estreia, “Ingombota”, o músico angolano Toty Sa’med vai exibir-se, nos dias 26 e 27 do corrente mês, no espaço Art’z Restaurante e Lounge, em Luanda, em homenagem ao dia de África, assinalado nesta sexta-feira (25).
Tratar-se-á de um concerto acústico em que o jovem artista vai interpretar temas de sua autoria, assim como de alguns “ícones” do cancioneiro e literatura nacionais, tais como Bonga, Viriato da Cruz, entre outros, além de sucessos de renomados músicos africanos.
Durante o espectáculo, o guitarrista, vocalista e produtor musical fará uma incursão por ritmos tipicamente africanos como o Semba, o Kilapanga, a bossa-nova, o afro-jazz, a morna, o chorimbo e o soul music, exaltando as raízes musicais do continente e imortalizando as suas principais vozes.
“Será um show intimista para cerca de 50 pessoas sentadas, sem qualquer músico convidado, em que o Toty Sa’med interagirá directamente com os espectadores durante cerca de três horas”, explicou Herlander Glenoide, director Cultural dos Casinos de Angola, detentora do espaço Art’z.
Composta por seis faixas musicais, o álbum “Ingombota”, uma palavra de origem bantu, que, em português, significa “lugar ou refúgio para os que são perseguidos” integra versões de artistas como Bonga, Artur Nunes, Rui Mingas, Viriato da Cruz, Aires de Almeida Santos e Pedro Rodrigues.
Entre os temas deste CD, do emergente cantor e trovador angolano, destacam-se as músicas “Mona Ki Ngi Xiça”, do disco Angola 1972, de Barceló de Carvalho “Bonga”, e “Namoro”, um poema de Viriato da Cruz, já interpretado por Fausto e Sérgio Godinho.
No quadro desta mesma efeméride, que se arrasta até ao dia 31, ainda hoje (no mesmo recinto) o grupo teatral “Vozes Solta”, originário da província da Huila, apresentou duas sugestivas peças, nomeadamente “A lixeira” e o “Caranguejo”, que mereceram enormes ovações da plateia.