O telespectador da Globo, enquanto apreciador de boas narrativas, sempre foi habituado a que as novelas do horário nobre do canal tenham um pendor moral e onde existe um aprendizado, como o de que todas as decisões tomadas na vida, mais cedo ou mais tarde, terão consequências. E ‘A Regra do Jogo’ não é excepção. A novela retrata uma história sobre índole e ética, que questiona qual é o limite do perdoável. O tema de abertura “Juízo Final”, interpretado pela cantora Alcione, enfatizou desde o seu início a luta do bem e do mal.
À semelhança de ‘Avenida Brasil’, também da autoria de João Emanuel Carneiro, na qual ninguém sabia o que iria acontecer com a vilã Carminha (Adriana Esteves), o xeque-mate de ‘A Regra do Jogo’ ainda é uma incógnita – mas, certamente, igualmente promissor no que diz respeito a fortes emoções e revelações. “Amo dirigir thriller e sequência de suspense. E com esses actores geniais, o prazer é dobrado”, confidencia a directora da novela Amora Mautner.
A poucos episódios do final da novela, a ideia, num primeiro olhar, é que os vilões da história pode rão escapar de uma punição e o mal vai prevalecer. Kiki (Deborah Evelyn) presta um novo depoimento sobre a verdadeira razão da sua ausência, mas avisado por Fonseca, Gibson (José de Abreu) consegue escapar da polícia. Atena (Giovanna Antonelli), Ascâ nio (Tonico Pereira) e Romero (Alexandre Nero) também conseguem safar-se. Contudo, este não é o desfecho esperado pelo telespectador e nem deveria ser.
Em cenas que ainda estão por vir, entretanto, Fonseca é preso, o que faz com que Gibson tenha uma crise nervosa diante de Mara (Lorena da Silva) e Tio (Jackson Antunes), afinal, o cerco começa a fechar-se: ainda há uma esperança para o bem vencer o mal. Enquanto isso, Juliano (Cauã Reymond), Dante (Marco Pigossi) e Zé Maria (Tony Ramos) resgatam Aninha (Letícia Braga) e Kiki. Zé Maria despede-se de sua filha e esposa, além de prometer a Juliano que entregar-se-á à polícia. E o coração de Dante tem ainda mais uma surpresa: Lara (Carolina Dieckmann) está de volta no que promete ser um reencontro cheio de emoção.
Já a inesperada morte de Romero, que supostamente perde a vida em um incêndio causado por Atena e Tóia, promete mexer com as emoções do público que acompanha a recta final de ‘A Regra do Jogo’. Nos episódios que vão para o ar por estes dias, Tóia coloca um remédio na água de Romero e ele fica completamente incapacitado de sair do quarto que serviu de cativeiro para a jovem, ainda que não tenha perdido a consciência. Neste momento, Atena aparece para cumprir com a sua parte no combinado: ela deita gasolina em todo o local, especialmente nas paredes e no chão. Mas quem acende o fósforo para atear fogo é Tóia, que toma essa decisão coagida pelos gritos de Atena: “Vai, menina! Joga!”.
Aconteça o que acontecer, a novela promete uma chuva de emoções fortes. Qual será o desfecho? Irá Romero sair ileso de todo o mal que causou, ou pagará os pecados com a própria vida? Qual será a regra que ganhará neste jogo que é a vida? Ser honesto e correcto ou agir maquiavelicamente para atingir um determinado fim, mesmo que signifique atropelar ou prejudicar um ente querido?
Não perca todas as respostas nos últimos episódios deste jogo de titãs. ‘A Regra do Jogo’ é exibida diariamente na Globo, canal 10 e 11 da ZAP, às 21h20.