Criticada por alguns setores em seu país por ser “bonita demais” para se ocupar assuntos de Estado quando assumiu o cargo, em setembro de 2011, a primeira-ministra social-democrata da Dinamarca, Helle Thorning-Schmidt, 47 anos, acabou induzindo um episódio de saia justa entre o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e sua mulher, Michelle, durante cerimônia hoje em homenagem ao falecido ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, no estádio de Soccer City, em Johannesburgo.
Em clima descontraído, o presidente dos EUA, Barack Obama, juntou-se ao primeiro-ministro britânico, David Cameron, e à premier dinamarquesa, Helle Thorning-Schmidt, em um “selfie” (autorretrato) durante o funeral do ex-líder sul-africano Nelson Mandela, no estádio Soccer City, em Johannesburgo. A cena foi registrada por Helle, com ajuda do chefe da Casa Branca. A primeira-dama americana, Michelle, com semblante fechado, ficou ao lado do grupo.
Antes do “selfie”, Obama e Helle foram clicados no evento em clima ainda mais descontraído, sob o olhar sério de Michelle:
A coisa piorou quando o presidente e a primeira-ministra, de celebrados olhos azul-turquesa, engataram uma conversa repleta de sorrisos. A ameaçadora expressão da primeira-dama americana acabou levando presidente a, prudentemente, trocar de lugar com a mulher.
Embaixo uma sequência que mostraria Michelle trocando de lugar nas tribunas e se sentando entre Obama e Helle.