O kudurista Pai Banana está a exigir USD 50 mil de indemnização ao seu colega Da Beleza que, na semana passada, o espancou brutalmente por suposto roubo de dois telemóveis iPhone 5 e Samsung Galaxy 5, e já não volta aos palcos.
Em entrevista ao Rede Angola, o músico afirmou não ter pretensões de retaliar o “seu carrasco“ como tem sido prática no estilo kuduro. Por isso, recorreu aos órgãos de justiça que estão já a dar o devido tratamento ao caso. Segundo ele, é certo que os USD 50 mil não vão compensar todos os danos morais e físicos causados pela agressão. Mas estes valores podem representar um alívio e evitar situações semelhantes. O lesado referiu ainda que não tinha pretensões de exigir indemnização. Mas foi obrigado a fazê-lo por orientação dos seus familiares, fãs, amigos e pessoas que gostam do seu trabalho e que teriam ficado chocados com a atitude do seu colega de música.
No seu entender, o autor da violência tinha todos os meios para resolver o mal-entendido, sem recorrer aos safanões e socos que lhe causaram profundos hematomas nas vistas.
“O que o Da Beleza me fez devia ser resolvido na rua. No kuduro é assim. Mas como a justiça não se faz por mãos próprias, então fomos obrigados a recorrer aos órgãos competentes. Só eles é que têm essa competência. Já criamos um processo que está a andar normalmente. Agora vamos esperar que tudo se resolva por essa via. Não queremos seguir o caminho da retaliação que pode terminar mal para ambas as partes”, explicou Pai Banana.
O kudurista jurou que não tem nada a ver com o desaparecimento dos dois telemóveis que “Da Beleza anda por aí a dizer”. Por este motivo, acredita ter sido vítima de uma cilada bem arquitectada pelo colega e outras pessoas.
“Continuo a dizer que sou inocente. Não vi os telemóveis que ele disse estarem comigo. Tanto mais que eu lhe pedi calma e que deveríamos averiguar bem o que se passou. Mas ele não me deu ouvido. E me espancou diante dos outros músicos que também estavam presentes. Foi um cenário bem montado para o Da Beleza ganhar fama. E conseguiu, mas só que é uma fama suja, devido a sua atitude nojenta”, assegurou o kudurista.
Contactado também pelo Rede Angola, Da Beleza afirmou estar tranquilo e a espera pelo deferimento judicial. O artista considerou ainda haver um certo aproveitamento por parte de Pai Banana que pretende mudar de vida a sua custa. Para ele, o valor que o seu colega está a exigir é demasiado elevado para um “filho de camponês“, como é o seu caso.
“Meu irmão, nunca vi esse dinheiro na minha vida. Onde vou encontrar se sou um simples filhos de camponês que luta para ganhar a vida. Portanto, penso que ele está a querer tirar partido da minha atitude. Já manifestei arrependimento publicamente, mas ele está a ser aconselhado por pessoas que não têm noção do que se passou na realidade“, atestou Da Beleza.
Da Beleza continua a insistir que os telemóveis foram furtados por Pai Banana que, de seguida, deu a sua namorada. “Tanto mais que a menina foi apanhada no quarto do Pai Banana com os dois telemóveis. Ela nesse momento encontra-se detida na cadeia de Viana. As pessoas não sabem, mas eu tive que retirar a queixa para que ele (Pai Banana) fosse solto. Paguei o tratamento do mesmo que ficou avaliado em mais de Kz 40 mil. E se faço isso é porque estou arrependido de ter agredido um homem como eu. Mas ele não pode agora se fazer de vítima porque toda a gente sabe que o Pai Banana é um ladrão“.
No final da entrevista, Pai Banana avançou que, por estas e outras situações que enfermam o estilo kuduro, o próximo passo será deixar de cantar. Vai dedicar-se em outras actividades que não têm nada a ver com música.
“Há muita gente de má-fé que tentam, a todo custo, estragar a minha carreira que construí durante anos. Para que um dia não me matem, então decidi abandonar a música. Ainda não sei bem o que vou fazer, tenho o ensino médio concluído e acho que posso encontrar uma coisa boa para fazer e sustentar a minha família. Os meus fãs que me perdoem, mas este ano vou por fim ao mundo do kuduro que está recheado de violência, inveja e fofoca“, avançou.
Pai Banana, residente em Viana, ficou conhecido por via de um spot publicitário onde o artista afirma que todos os kuduristas estão sob sua responsabilidade. Na semana passada, apareceu a ser agredido em vídeo divulgado nas redes sociais. O autor da agressão é o kudurista Da Beleza que justifica a actitude por alegadamente o ter apanhado a roubar os seus telemóveis.