Músico Mito Gaspar será homenageado no Top dos mais queridos


O músico angolano Mito Gaspar será homenageado a 4 de Outubro, durante a gala da consagração do Top dos Mais Queridos edição 2014 que se realiza na cidade de Malanje.

A homenagem a Mito Gaspar visa o reconhecimento do seu contributo em prol do engrandecimento da música angolana e pelos feitos no domínio cultural.

O evento vai também homenagear a Marimba, instrumento musical tradicional, tido como um ícone da cultura nacional e de referência internacional.

Mito Gaspar é detentor das canções “Hassa”, integrada numa colectânea organizada pela francesa Ariel Bigault e “Wadya”, “Kizuwa ni kizuwa”, “Tanaku”, “Tululukenu”, “Kibuka kya moma”, “Pambu ya ngila”, “Kandanda” e “Jipangue”, alinhadas no CD, “Pambu ya njila”.

A Marimba é um instrumento musical de origem africana, que data do século XVI, integrado e adaptado para o uso em orquestras sinfónicas, da linhagem do balafon do Oeste de África e Mbila de Moçambique.

Em Malanje o seu uso ainda é costumeiro, representando a cultura local e nacional nos actos oficiais, nas actividades culturais e grandes eventos.

O Top dos Mais Queridos é uma gala promovida anualmente pela Rádio Nacional para a escolha da música mais ouvida, por meio de votos em todo o país, cuja primeira edição aconteceu em 1982, consagrando como vencedor o músico Pedrito, que é também o recordista, com três conquistas (1982, 1984 e 1986).

A edição de 2013 foi ganha pelo artista Matias Damásio, com a música intitulada “Kuanza Burro”, seguido do Anselmo Ralph, em segundo e o grupo os Kiezos em terceiro lugar.

Os músicos angolanos Pedrito, Jovens do Prenda, Proletário, Os Kiezos, José Kafala, Mamborró, Jacinto Tchipa, Os Pacíficos, Moniz de Almeida, Jovem Leão, Euclides da Lomba, Patrícia Faria, Sabino Henda, Bangão, Mig, Matias Damásio, Maya Cool, Yuri da Cunha, Yola Semedo e Paulo Flores constam da galeria de vencedores.

A realização desse espectáculo realiza-se em véspera dos 39 anos da fundação da Rádio Nacional de Angola.

Exit mobile version