Kanye West pode ser processado pela Nike por letra da música “Facts”


A rivalidade entre Nike e Adidas pode estar a chegar aos tribunais e tendo Kanye West como protagonista. O cantor, que mantém contrato de exclusividade com a Adidas para o desenvolvimento de peças e inclusive de sua linha própria, a Yeezy, divulgou no dia (31.12) faixa que a Nike considera “difamatória”, segundo o site da “Vogue” britânica.

A letra de “FACTS”, a música polêmica, é uma espécie de história de vida do próprio cantor, que ainda faz de sua marca, a “Yeezy”, protagonista. Kanye conta o quanto se sente satisfeito e agradecido por sua trajetória, citando diversos personagens importantes, de apresentadores a atletas, que passaram pela sua vida. O problema, para a Nike, está nos trechos em que West cita a marca: “Nike out here bad, they can’t give shit away”, “Nike, Nike treats employees just like slaves; Gave LeBron a billi’ not to run away”.

Kanye não tem um relacionamento muito amigável com a marca. Apesar de se declarar fã dos produtos, desde que encerrou suas colaborações com a Nike em 2013, o cantor passou a criticar severamente as denúncias de trabalho escravo na empresa. Ainda assim, não havia motivo suficiente para ação judicial. Com a letra da música divulgada, agora a Nike pode tomar as medidas que considera cabíveis.

LeBron James, ícone do basquetebol americano, que também é citado na música, respondeu brevemente sobre os fatos: “Eu ainda não ouvi a música realmente”, disse. “Óbvio que vou ficar ao lado da Nike, não importa o que for”, completou. A empresa é patrocinadora oficial da Liga Nacional de Basquetebol (NBA) e também apóia os times individualmente.

De acordo com o site “The Fashion Law“, especialista em assuntos jurídicos da indústria, a marca estaria em processo de negociação com Kanye para que a música pare de ser divulgada e vendida ou tenha sua letra alterada. Essa última opção, “conhecendo” Kanye, parece difícil de acontecer.

https://www.youtube.com/watch?v=qJae2OpoHeE

Exit mobile version