Jada Pinkett Smith e Spike Lee avisam que vão boicotar a cerimônia do Oscar


Não é novidade que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pelo Oscar, é conhecida por seu conservadorismo. E também por quase nunca contar com negros entre os indicados. Pois Jada Pinkett Smith e Spike Lee se cansaram da situação e resolveram boicotar a cerimônia deste ano.

A atriz de ‘Gotham’ e o diretor de ‘Malcom X’ deram declarações públicas, ela via um vídeo no facebook e ele através de um texto no Instagram, a explicar que não irão assistir à cerimônia deste ano. Os dois aproveitaram o Martin Luther King Jr. Day, feriado nacional nos EUA, para exigir que mais actores negros tenham oportunidades em Hollywood.

O grupo de indicados ao Oscar por interpretação anunciados na quinta-feira não conta com artistas negros pelo segundo ano seguido. A ausência de indicados afro-americanos levou à retomada da hashtag #OscarSoWhite no Twitter, que apareceu em 2015.

Lee, diretor de filmes como “Faça a Coisa Certa” e o recente “Chi-Raq”, de 2015, afirmou que ele fez coincidir o seu anúncio de boicote com o feriado nacional em alusão ao líder dos direitos civis morto Martin Luther King.

“Como é Possível Pelo 2° Ano Consecutivo Todos Os 20 Indicados Para A Categoria De Ator Serem Brancos? E Não Vamos Nem Falar Sobre Outras Áreas”, escreveu Lee no Twitter sob a hashtag #OscarSoWhite (Oscar tão branco, em tradução livre).

“40 Atores Brancos Em 2 Anos E Nada de Ginga. Nós Não Podemos Atuar?!”, disse o diretor, que recebeu um Oscar honorário em novembro.

Ele afirmou que a sua decisão de não participar não era um sinal de desrespeito ao mestre de cerimônias Chris Rock, a Reginald Hudlin, produtor do Oscar, ambos negros, ou a representantes da Academia.

Pinkett Smith, que atua em dois filmes da série “Matrix”, também disse que não iria à cerimônia de premiação de 28 de fevereiro.

“Talvez seja a hora de nós pegarmos os nossos recursos, colocá-los de volta nas nossas comunidades, e fazermos programas para nós mesmos que nos reconheçam de maneiras que vemos como próprias, que são tão boas quanto as do chamado mainstream”, disse ela em vídeo veiculado no Facebook.

O marido dela, Will Smith, que estrela um drama sobre contusão no futebol americano, “Um Homem Entre Gigantes”, e Idris Elba, que interpreta um combatente africano em “Beasts of No Nation”, são alguns dos atores negros colocados de lado neste ano.

O elenco e diretor negro do filme sobre hip-hop “Straight Outta Compton: A História do N.W.A.” também ficaram de fora da corrida.

Os comunicados sobre os boicotes se deram depois que a comédia “Policial em Apuros 2”, estrelando os atores negros Ice Cube e Kevin Hart, tirou “Star Wars: O Despertar da Força” do primeiro lugar das bilheterias no fim de semana.

Exit mobile version