Filme “Rainha Njinga” abre sessão de cinema angolano em Marrocos


O filme “Rainha Njinga” abriu, segunda-feira, no Reino do Marrocos, uma sessão de cinema angolano, em alusão ao 11 de Novembro, dia da independência nacional.

Segundo uma nota da Embaixada de Angola em Marrocos, chegada hoje, terça-feira, à Angop, o festival, que decorre no cinema 7ème Art de Rabat, vai terminar quarta-feira.

A cerimónia da abertura do evento foi presidida pelo embaixador angolano em Marrocos, Benigno Vieira Lopes, e contou com a participação de diplomatas, representantes de organismos internacionais, estudantes africanos, críticos de artes e jornalistas.

Alguns dos estrangeiros presentes na sessão elogiaram o filme pela sua qualidade e temática.

Para o crítico de arte o marroquino SaadiaAbenauom, o filme é esplêndido e extremamente africano, facto que demonstra a qualidade dos cineastas angolanos.

Já a haitiana Elsa Salomé disse estar orgulhoso com os feitos da Rainha Njinga, por ter lutado pela liberdade do seu povo.

 Para hoje está programado a exibição do filme “Kilamba, o Poeta Guerrilheiro”, um retrato biográfico do percurso do primeiro Presidente da República de Angola, António Agostinho Neto.

Já na quarta-feira será apresentado o filme “Herói”, que retrata as sequelas da guerra civil angolana.

Exit mobile version