Ex-Director do BBA, Jorge Antunes quebra silêncio e fala sobre o reality “ganhou mediocridade..é um lixo”


O ex-Director do formato angolano “Big Brother Angola”, Jorge Antunes teceu duras críticas a nova edição do reality na sua página das redes sociais, o jornalista começou o seu longo texto crítico dizendo que “isto que está no ar não é o meu BBA” e finalizou considerando a 2ª temporada  “um lixo”.

Jorge antunes

“Não queria falar. Pensei que fosse anti-ético, e que estaria a quebrar algumas regras de confidencialidade e ia cuspir no prato que comi”, essas foram palavras de Jorge Antunes Gomes, Jornalista e Director da Primeira edição do Big Brother Angola.

O Ex director falou sobre a edição Duplo Impacto do BBA, considerando que apresente edição está a estragar a boa imagem que se construiu de um programa que, em todo mundo, apesar das audiências é muito criticado e considerado lixo. Veja o texto abaixo na integra:

“Não queria falar. Pensei que fosse anti ético, estaria a violar algumas regras de confidencialidade e ia cuspir no prato em que comi. Mas não. Hoje apetece-me falar sobre o BIG BROTHER ANGOLA e vou faze-lo. Esta opinião veicula apenas a minha pessoa. Enquanto profissional e enquanto académico. E começava por dizer: ISTO QUE ESTÁ NO AR NÃO É O MEU BIG BROTHER. O Big Brother em que me revejo. E tudo o que se está a passar está a estragar a boa imagem que se construiu de um programa que, em todo o mundo, e apesar das audiências é muito odiado, criticado e considerado um lixo. Quando no ano passado aceitei ser o “Series Director” fui com uma ideia fixa, e que a todo o custo tentaria implementar: fazer um Big Brother Angolano. Nosso, em que os kotas e os kandengues se revissem. Onde as tias e mães teriam orgulho de ver e estariam coladas à tv para ver os filhos e netos a disputarem 100.000 USD. Não imaginam a pressão. Como pensei nas soluções para prender o publico, como imaginei nomes e cores e cheiros e ritmos para dar a Angola aquelas 9 semanas de programa, feitos na África do Sul. E quando digo pensei … não foi sozinho. Foi com uma equipa escolhida a dedo com mais de 150 pessoas e que entenderam o objectivo. E conseguimos. Tivemos audiências. Mostramos e sentimos angola. Prendemos um país por 9 semanas colado a um ecrã. Choraram, riram, cantaram … emocionaram-se connosco. Fizeram Claques … Grupos … a sociedade motivou-se …. sozinha … à volta de tudo o que se passava como nunca havia acontecido com um programa Angolano.

Houve sexo? Sim. Houve momentos onde os brothers iam perder a cabeça? Sim. Houve momentos em que nos rimos daqueles que se cruzam connosco todos os dias mas achamo-nos superiores porque dizem “tipo assim”? Sim. Mas o programa era nosso e controlamos cada segundo… cada momento.

A Patricia, a Nadir, A Ilya, A Sonia , a Telma cuja mãe de mais de 60 anos ia dormir com os Brothers, tantos tantos tantos … mandaram mensagens de apoio e incentivo … que mesmo antes do show acabar … já tínhamos vencido. Na semana em que cheguei … não parei… as pessoas das mais diversas idades e extractos sociais queriam falar comigo…. Dar os parabéns…. a mim e a todos. Claro que havia aqueles que às 3 da manhã gravavam algumas cenas mais picantes e algumas discussões … e espalhavam pelas redes sociais … e reenviavam a dizer-me: é isso o que estás a fazer? Mas esses foram os poucos … porque a cada Gala surpreendíamos. A Cada tarefa .. conquistávamos … a cada jogo do Soba, do Kamba, a cada Boda na discoteca Kapussoka, a cada churrascada na Baia Azul ou casa Mussulo … era uma vitória. Sim esse foi o meu Big Brother…. Isto que está no ar … não! Muitos esperam que agora eu apresente culpados… Mas não o vou fazer… Não o posso. Mas se estivesse aí o primeiro jogo não seria verdade ou consequência.

Quando, o fizeram no segundo dia e disseram que durante toda a semana os Brothers deveriam jogar verdade ou consequência… reconheci o que estava a ver… e o caminho que ia tomar … e que afinal onde trabalhei no ano passado foi completamente diferente. Para finalizar e apesar de ser contra todo o tipo de violência, seja verbal ou física … ouso dizer que o Aníbal não é o culpado do que aconteceu.

O BIG BROTHER tem o DEVER de parar determinados comportamentos antes deles começarem.”

Jorge Antunes terminou a sua crítica dando “mão a palmatória”, …“Perdeu a nossa televisão. Perderam os telespectadores. Ganhou a mediocridade e aqueles que criticavam o programa desde o seu inicio… Ganharam! Sim Ganharam! Isto é Lixo!”.

O jornalista já não faz parte da equipa de produção deste ano, os motivos do seu afastamento não foram revelado.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!