Dom Caetano considera merecida homenagem a Mito Gaspar


O músico angolano Dom Caetano considerou hoje, em Malanje, merecida a homenagem que o artista Mito Gaspar será alvo sábado, por ocasião da consagração do Top dos Mais Queridos edição 2014.

Segundo Dom Caetano, a iniciativa da Rádio Nacional é louvável, uma vez que o cantor Mito Gaspar deu e tem dado um grande contributo ao desenvolvimento da música angolana.

Augurou que com essa homenagem, melhores dias virão para o artista e para a província de Malanje, rumo ao engrandecimento e fortalecimento da cultura nacional.

Por sua vez a professora e fundadora do grupo musical as Gingas do Maculusso, Rosa Roque, enalteceu as qualidades artísticas de Mito Gaspar, como um potencial considerável que lhe permite cantar em língua nacional Kimbundu.

“Congratulo-me muito em saber que o Mito será homenageado na gala de consagração do Top dos Mais Queridos, porque o que ele canta é forte, é serio e tem qualidade”, sublinhou.

A homenagem a Mito Gaspar visa o reconhecimento do seu contributo em prol do engrandecimento da música angolana e pelos feitos no domínio cultural.

Mito Gaspar é detentor das canções “Hassa”, integrada numa colectânea organizada pela francesa Ariel Bigault e “Wadya”, “Kizuwa ni kizuwa”, “Tanaku”, “Tululukenu”, “Kibuka kya moma”, “Pambu ya ngila”, “Kandanda” e “Jipangue”, alinhadas no CD, “Pambu ya njila”.

O evento vai também homenagear a Marimba, instrumento musical tradicional, tido como um ícone da cultura nacional e de referência internacional.

A gala de consagração do Top  vai decorrer no pavilhão Palanca Negra Gigante, com a capacidade para três mil pessoas.

O Top dos Mais Queridos é uma gala promovida anualmente pela Rádio Nacional de Angola, para a escolha da música mais ouvida, por meio de votos em todo o país. A primeira edição aconteceu em 1982, consagrando como vencedor o músico Pedrito, que é também o recordista, com três conquistas (1982, 1984 e 1986).

A edição de 2013 foi ganha pelo artista Matias Damásio, com a música intitulada “Kuanza Burro”, seguido do Anselmo Ralph, e o grupo os Kiezos em terceiro lugar.

Exit mobile version