Uma das principais dúvidas na hora de ir ao salão de beleza e se entregar aos cuidados da manicure é tirar ou não tirar a cutícula. Na maioria das vezes, a cliente decide como a sua unha deverá ser tratada. Ou seja, é ela quem resolve se deve retirar totalmente, ou parcialmente, a cutícula. Mas esse é um assunto sério e que pode comprometer a saúde.
De acordo com a dermatologista Natália Cymrot, as cutículas funcionam como uma barreira de proteção. “Elas são estruturas que protegem a parte da unha chamada dobra proximal. Embaixo desta dobra, fica a matriz ungueal, nessa área estão localizadas as células que produzem as unhas”, explica. Por esse motivo é fundamental tomar certos cuidados antes de pedir a retirada dessa “película” para a manicure.
Quanto mais a cutícula for retirada, mais desprotegida fica essa área da unha, deixando a região mais vulnerável à entrada de fungos, bactérias e até vírus. Esse risco aumenta quando essa região é exposta à umidade por muito tempo.
“Nas pessoas que costumam lavar ou molhar muito as mãos, a infecção por fungos pode ser mais frequente, já que eles são parasitas que aparecem em áreas úmidas”, afirma a dermatologista. Os sintomas mais frequentes dessa infecção são vermelhidão e inchaço. “Quando ocorre algum tipo de infecção, a pele ao redor da cutícula fica avermelhada e inchada, às vezes pode até mesmo sair pus, isso se chama paroníquia (termo médico)”, fala Cyrmrot. A dermatologista também afirmoa que em alguns casos é preciso usar antibióticos ou antifúngicos de uso local ou oral.
Cuidados que se devem ter com as cutículas
Para não correr o risco de infecção ou qualquer outro tipo de contaminação na área ao redor da unha é necessário tomar algumas medidas simples.Veja:
- Não retire as cutículas em excesso, o ideal é empurrá-la, porém deixar essa proteção nas unhas. Dessa maneira você evita riscos desnecessários. É perfeitamente possível manter as mãos e unhas impecáveis, sem retirar totalmente as cutículas.
- No caso das pessoas que costumam molhar muito as mãos, o mais recomendado é secá-las com secador de cabelos, sempre que possível. Isso evita o acúmulo de umidade nessa região.
- O material usado na manicure deve ser esterilizado, de preferência em autoclave, ou fervido por cinco minutos, dessa forma é eliminada a possibilidade de transmissão de doenças, principalmente se houver ferimentos que sangrem na hora da retirada das cutículas. Muitas mulheres costumam levar o seu próprio material, isso fica a cargo de cada pessoa.
- No caso da infecção já ter se instalado é fundamental tratar corretamente o ferimento, e, se necessário, procurar a ajuda de um profissional especializado logo no inicio. Essa infecção pode ser totalmente superada, desde que tratada corretamente.
Por:yahoo