Nunca é tarde para iniciar uma dieta saudável, principalmente quando o assunto é o consumo de peixes e frutos do mar. Estudo realizado pelas universidades de Harvard e Washington, nos EUA, sugere que adultos acima de 65 anos que ingerem esses alimentos regularmente ‘ganham’ 2,2 anos a mais de vida do que aqueles que não os consome. Isso se deve às altas concentrações de ômega-3 nesses animais, que reduzem o risco de mortalidade e doenças cardíacas.
A pesquisa analisou 2,7 mil norte-americanos saudáveis com idades acima de 65 anos, moradores da Carolina do Norte, Califórnia, Maryland e Pensilvânia. A presença de ômega-3 no sangue desses voluntários foi monitorada, gerando estimativas para verificar os riscos de morte por doença cardíaca coronária e por arritmia em cada um deles. Segundo os resultados do estudo, ingerir frutos do mar ricos em ômega 3 pode reduzir o percentual de mortalidade por causas em geral em 27%. No caso de mortes por doenças cardíacas, a queda é de 35%.
O estudo está disponível no site da universidade de Harvard e será publicado na versão online da revista ‘Annals of Internal Medicine’.
ÔMEGA-3 EM:
FRUTOS DO MAR
Salmão, bacalhau, sardinha, cavala, albacora, cação e crustáceos.
SEMENTES
Linhaça, amêndoa, avelã, soja, gérmen de trigo, chia, castanhas, soja, avelã, amendoim.
VEGETAIS
Couve-flor, couve de bruxelas, abóbora, espinafre, pepino, couve, milho, rúcula, brócolis
FRUTAS:
Abacaxi, manga, mamão e abacate
ÓLEOS
Todos os que forem de origem vegetal.