O músico Carlos Burity será hoje homenageado pelo Centro Cultural e Recreativo Kilamba, no âmbito do programa Muzongué da Tradição, criado por esta casa para prestar tributo a cantores que se destacaram no Semba, estilo musical tipicamente angolano.
Uma das figuras mais referenciadas da música angolana, Carlos Burity canta unicamente o estilo Semba. A sua música é ouvida frequentemente em festas de diferentes segmentos etários.
Burity abraçou a carreira musical em 1968 e, em 1974 surgiu na ribalta com as músicas “Ixi Iami” e “Recado”, que se tornaram grandessucessos.
Nascido em Luanda em 1952, integrou o conjunto “Cinco mais um” em 1968, com Catarino Bárber e José Agostinho, do “Duo Missosso”.
Em 1974 gravou com o Grupo Semba o primeiro disco, que inclui os temas “Ixi Iami” e “Recado”. Nesse ano dividiu o palco com David Zé e Artur Nunes, num grande espectáculo realizado na Cidadela Desportiva, promovido pelo empresário Palma Fernandes e Ambrósio de Lemos Pereira Gama Alpega.
Carlos Burity tem ainda publicados os álbuns “Wanga”, “Ginginda”, “Massemba”, “Zuela o Kidi”, “Paxi Iami” e “Malalanza”. Gente vai estar no Muzongué da Tradição, para testemunhar a homenagem de Carlos Burity.