O músico angolano Anselmo Ralph foi distinguido na última edição dos prémios MTV Africa Music Awards “MAMA”, que aconteceu na noite deste sábado (7), na cidade de Durban, África do Sul.
Anselmo Ralph que estava a concorrer na categoria com outros músicos nacionais como, Yuri da Cunha e Jd, venceu o troféu numa noite em que o nigeriano Davido foi o grande destaque, conquistando duas das principais estatuetas da noite, o de Artista do Ano e Melhor Artista Masculino.
Embora Davido tenha levado dois dos principais prémios da noite, os músicos Mafikozolo, Uhuru e Clarence Peters também levaram cada dois troféus para a casa.
A actriz queniana vencedora da última edição do Oscar de Melhor Actriz pela sua atuação no filme “12 Anos de Escravidão”, Lupita Nyong’o, foi destinguida na categoria de Personalidade do Ano e de Ashish J. Thakkar, entrepreneur tanzaniano, no prémio MTV Base Liderança, duas categorias estreadas este ano.
O Cupido que não se encontrava no local para receber o prémio, usou a sua conta de uma rede social para agradecer e dividir o prémio com os fãs.
“Obrigado ao mentor de todo este sucesso “CRISTO”, tenho vivido momentos surreais na minha vida profissional e não só e devo a DEUS. Agradeço tb a mulher da minha vida que tem sido um pilar forte na minha vida, aos meus filhos por serem a minha mais nobre motivação e agradeço a todos vcs que votaram e que apóiam o meu trabalho. Pois um cantor sem público e como um carro sem rodas; não vai para lado nenhum por mais tudo de bom que seja. Obrigado a todos este sucesso é nosso. Fiquem com DEUS. A.R.”
A cerimonia foi apresentada pelo comediante e actor Marlon Wayans.
Anselmo Ralph esteve também na corrida para a distinção de Melhor Artista Masculino.
A noite dos MAMA ficou marcada também pelas actuações de Yuri da Cunha, Miguel, French Montana, Michael Lowman, Davido, Fally Ipupa, Big Nuz, Toofan, D’Banj, DJ VigiDon Jazzy, DJ Clock, Beatenberg, DJ Kent, , DJ Tira, DJ Buckz, Burna Boy, Sauti Sol, Ice Prince, Sarkodie, The Arrows, Khuli Chana, Oskido, Professor, Tiwa Savage, Flavour, Diamond, Phyno, Uhuru, Mafikizolo, Dr Sid e do norte-americano que esteve recenetemente em Angola, Trey Songz.
Recorde-se que além Anselmo Ralph, JD e Yuri da Cunha que venceu o prémio na categoria Melhor Colaboração ao lado do grupo Uhuru feat DJ Buckz, Oskido, Professor, com o tema “Y-tjukutja” uma versão da música “Atchutchutcha”, também integravam o grupo de artistas angolanos nomeados para esta edição dos MTV Africa Music Awards.
Os três músicos nacionais eram candidatos à categoria de “Melhor Artista Lusófono do Ano”, juntamente com a moçambicana Lizha James e o cabo-verdiano Nelson Freitas. Yuri da Cunha estava também nomeado para o do prémio “Canção do Ano”.
Veja a lista completa dos vencedores:
Melhor Artista Masculino: Davido (Nigeria)
Melhor Artista Feminino: Tiwa Savage (Nigeria)
Melhor Grupo: Mafikizolo (South Africa)
Melhor Artista Estreante: Stanley Enow (Cameroon)
Melhor Performance: Flavour (Nigeria)
Melhor Colaboração: “Y-tjukutja” – Uhuru Ft. Oskido, DJ Bucks, Professor and Yuri Da Cunha (South Africa/Angola)
Melhor Artista Hip-Hop: Sarkodie (Ghana)
Melhor Artista Alternativo: Gangs of Ballet (South Africa)
Melhor Artista Francófono: Toofan (Togo)
Melhor Artista Lusófono: Anselmo Ralph (Angola)
Melhor Artista do Ano: Davido (Nigeria)
Canção do Ano: “Khona” – Mafikizolo ft Uhuru (South Africa)
Melhor Vídeo: Clarence Peters (Nigeria)
Melhor Artista Pop: Goldfish (South Africa)
Melhor Artista International: Pharrell
Personalidade do Ano: Lupita Nyong’o (Kenya)
MTV Base Liderança: Ashish J. Thakkar (Tanzania)