Angolano Felisberto Capamba vence 100 mil usd do concurso “The Venture”


O empresário angolano  Felisberto Capamba venceu na ultima terça-feira (15), o grande a competição de Empreendedorismo social, The Venture realizada pela marca Chivas.

Felisberto Capamba, Director Geral da Empresa Habitec, localizada na província do Huambo foi o grande merecedor do prémio de cem mil dólares, a ser aplicado na melhoria e crescimento da sua empresa.

Das dezoito candidaturas aceites e a concorrer, três foram consideradas como eficazes e que preenchem os requisitos do júri local e internacional. A inovação, sustentabilidade e o factor local, também foram tidos em conta.

“Tivemos uma fase inicial tímida, mas depois as coisas correram muito bem, houve uma adesão considerável dos candidatos, os projectos apresentados são bastante competitivos. Queremos que vença o melhor e para que possa representar bem Angola”, referiu David Moisés Brand Manager da Chivas Regal.

O objetivo principal desta competição global é o de descobrir e apoiar as mais promissoras ideias de empreendedores sociais em todo o mundo. Os candidatos foram selecionados por quatro júris, Tim Vieira empreendedor e empresário, Lopes Paulo, Economista e conhecedor do mercado Nacional e Marcos Palmeira, empreendedor social e actor e o consultor mundial da Chivas Regal.

“Dinheiro para que serve se não for para fazer o bem”, foi esta a mensagem que a Chivas transmite com conceituada marca de bebida, criou o projecto de empreendedorismo social, denominado The Venture. Uma competição global, no qual este ano Angola está inserida. Apresentado em Outubro, o The Venture contou com três etapas principais de avaliação, e apuramento dos candidatos.

Para o vencedor, foi uma grande satisfação ter a sua empresa reconhecida, por esta competição de dimensão mundial, principalmente numa altura em que o país não oferece estabilidade econômica.

“Em tempos de contenção econômica, onde em cada dez empresas, duas a três estão a fechar as portas, a Habitec conseguiu fazer deste período menos bom, uma oportunidade. Houve um aumento considerável na produção, criamos mais turnos de trabalho e, como obvio, aumento da mão-de-obra”, referiu Felisberto Capamba, responsável da empresa.

Criada em 2006, na província do Huambo, a Habitec, S.AU é uma iniciativa privada, foi transformada de um projecto de actividade humanitária, desenvolvido pela Development Workshop Angola (DWA). A quando da sua criação, o objectivo inicial incidiu-se sobre a criação de viveiros florestais, transformação da madeira em equipamentos para escolas, em zonas carenciadas, no período da guerra.

Estabilizada a situação no país, o projecto passou a empreendimento social com fins lucrativos. Produzir equipamentos para as escolas. Reintegrou-se os ex. Militares, pessoas portadoras de deficiência, para uma oportunidade de emprego.

A empresa acredita que o seu produto ajuda na redução de desemprego, ajudou e continua ajudar na reintegração de pessoas com deficiência, que integram o projecto. Oferta de material produzido localmente, de longa duração e com possibilidade de stock.

Exit mobile version