As antigas notas da família do Kwanza, da série 1999, deixam de circular hoje (dia 31 de Dezembro de 2014), encerrando assim um ciclo de 15 anos.
Os padrões internacionais recomendam que uma série de nota deva circular ao máximo sete anos. Mas as antigas notas da família do Kwanza fizeram todo este tempo, devido a problemas conjunturais.
Dos seis biliões de notas de kwanzas emitidas, quatro biliões de notas já foram recolhidas pela entidade Emissora – Banco Nacional de Angola (BNA).
A partir desta quarta-feira, as notas da série apenas serão aceites nos bancos comerciais.
De 1 de Janeiro 2015 a 30 de Junho de 2015, as notas da família do Kwanza de 1999 poderão ainda ser depositadas nos balcões dos bancos comerciais.
A partir de 1 de Julho de 2015 até 31 de Dezembro de 2019 decorrerá o processo de substituição das notas antigas, por igual valor em notas da nova família do Kwanza denominada “Série – 2012”.
O referido processo vai decorrer nos serviços centrais do Banco Nacional de Angola e suas delegações regionais, ou outros pontos que venham a ser indicados oficialmente pelo banco central.
0 Comentário