Notas do kwanza da série 2012 retiradas do mercado a partir de hoje


As notas anteriores pertencentes à série 2012 do kwanza, ficam fora da circulação normal, a partir desta sexta-feira 31, de Dezembro, como meio de pagamento nas transacções comerciais, no âmbito do processo de retirada das mesmas do mercado pelo Banco Nacional de Angola, com vista a acelerar o combate à inflação.

Trata-se das antigas notas de duzentos, quinhetos, mil, dois mil e cinco mil kwanzas, todas da série de 2012, que ainda circulam nas 18 províncias do país. Ficam assim em circulação apenas as novas notas do mesmo valor facial, da série de 2020.

Porém, entre 1 de Janeiro e 30 de Junho de 2022 as notas do kwanza da série de 2012 podem ser depositadas nas contas bancárias, sendo que de 1 de Julho de 2022 até 31 de Dezembro de 2026, os detentores destas notas poderão trocar junto das instalações do BNA a nível nacional.

Por outro lado, o economista Rui Malaquias esclareceu que estas notas não serão pertença do Estado, mas dos clientes ao depositarem nas suas contas bancárias nos bancos comerciais.

“Quem não tem conta bancária também vai entregar o dinheiro antigo que está fora de circulação e pode receber notas novas”, tranquilizou, em declarações à Rádio Nacional de Angola, acrescentando que se trata de um processo normal em que o objectivo “é apenas retirar o dinheiro de circulação mas não o poder de compra as pessoas”.

Na visão do economista, este exercício fará com que o Estado volte a controlar a base monetária e realizar um combate à inflação, cujo processo era difícil com as notas antigas.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *