Aumenta os números de casos de adolescentes com Vih/sida em Angola


Angola continua a registar aumento de novos casos de vih/Sida em adolescentes, com maior prevalência no sexo feminino, informou nesta quinta-feira (13), em Luanda, a Médica do Instituto Nacional de Saúde Pública Maria Graça.

VIH

Em declarações à Angop a sobre a “Actualização das recomendações da Organização mundial da Saúde concernente ao tratamento de anti-retrovirais”,  a especialista referiu que o contagio acorre mais em mulheres em idade fértil, por falta de prevenção.

Por esta razão, o país está a implementar o Plano de Aceleração de Resposta ao Vih por formas a ajudar a eliminar as novas infecções.

Fez saber que cerca de 90 por cento de pessoas ilegíveis no Instituto Nacional de Luta contra a sida receberam tratamento no ano de 2013.

Explicou que todas as pessoas seropositivas que fazem correctamente o tratamento baixam a carga viral, havendo menos probabilidade de transmissão.

“Todo qualquer paciente pode-se tratar tomando o anti-retrovirais , estando a disposição e gratuito em qualquer hospital , actualmente verifica-se uma boa evolução e com sucessos”, disse .

Fez saber que actualmente a província com maior número de casos de Vih/Sida é Bié, com uma alta prevalência de infecção.

Já com relação a “Actualização das recomendações da Organização mundial da Saúde”, salientou que tem a ver com tratamento anti-retrovirais tanto para crianças adolescentes, adulto e gestantes.

Fez saber que a organização mundial da saúde publicou no final do ano passado um guia com novas tarefas com esquemas preferenciais, menos tóxicas e com boa confabulação.

Angola, em 2013, realizou reuniões de consenso no INLS junto com seus parceiros , grupos técnicos, colaborações, estando acordado por unanimidade novas orientações no tratamento do país.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *