Dez pessoas morrem de VIH/SIDA em nove meses no Bié


Dez pessoas morreram na província do Bié, de Janeiro até Setembro do ano em curso, vítimas do VIH/SIDA, menos seis que em igual período do ano anterior, informou hoje, segunda-feira, na cidade do Cuito, à Angop, o supervisor da Luta contra a enfermidade, Adelino Camato.

Vírus da Sida

De acordo com o responsável, as mortes ocorreram nos municípios do Cuito e Camacupa com quatro casos cada, enquanto as vilas de Catabola e Cunhinga registaram cada um óbito, respectivamente, sendo oito do sexo feminino e dois outros masculinos.

O responsável avançou que no período em referência foram testadas voluntariamente 54 mil 255 pessoas nos diversos Centros de Aconselhamento e Testagem Voluntária (CATV) a nível da província.

Deste número, segundo a fonte, destacam-se 30 mil 147 mulheres, dos quais 303 casos positivos em mulheres grávidas. Em senhoras em idade fértil e outras adultas que ocorreram as consultas pré-natal disse, foram testadas 20 mil 840, dos quais 582 positivos, tendo ainda notificado 40 casos positivos em crianças testadas.

Adelino Camato pontualizou ainda que os municípios do Cuito, Andulo, Nhârea e Camacupa constituem os principais focos da pandemia, pelo facto de acolher muitos estrangeiros e não só, que exploram ilegalmente diamantes naquelas localidades.

Referiu que a província do Bié tem instalado 130 centros de testagem voluntários de VIH/Sida


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *