Perto de 20 mil crianças estão infectadas com Vih/Sida em Angola


Perto de vinte mil crianças estão infectadas com Vih/Sida, no país, informou hoje, em Luanda, a directora nacional do Instituto de Luta contra o Sida (INLS), Ducelina Serrano.

Em declarações à imprensa, a margem da palestra sobre prevenção, tratamento e diagnóstico do VIH no âmbito dos 11 compromissos com a criança, disse que  a prevalência do Vih no país continua estável com 2.3 porcento, considerando como positivo .

Fez saber que  95 porcento das  infecções  em crianças ocorre durante o corte da transmissão vertical .

Realçou que uma das missões do seu Instituto é procurar fazer com que as pessoas infectadas adiram ao tratamento do anti-rectrovirais  e que saibam a importância do cumprimento rigoroso  das orientações médicas para que possam ter uma resposta positiva .

Adiantou que do ponto de vista de apoio as comunidades, têm procurado trabalhar em estrita relação com as organizações da sociedade civil, mas concretamente com as pessoas vivendo com o VIH, criando grupos PAF (pacientes ajudantes) e GAM (grupos de ajudas mutuas ).

“De uma forma geral, em todas as províncias grupos de PAV e eles tem procurado fazer actualmente um trabalho mais incisivo e o grande desafio é reduzir a transmissão vertical do VIH, permitindo que as crianças nasçam livres desta infecção e possam ter um futuro melhor”, garantiu.

Por outro lado, disse que a circuncisão joga um papel importante , pois ela previne e contribui para a prevenção da transmissão vertical e também para a expansão do vírus dependendo de como esta cirurgia é feita .

“Se for utilizada de forma correcta, com a esterilização dos objectos, os ganhos são grandes , mas também não deixar de reconhecer que não elimina a possibilidade dele contrair o vírus”, frisou.

Salientou que  circuncisão pode ter um impacto negativo na redução do Vih se ela for assumida como uma via de  prevenção como tal, pois ela apenas minimiza a possibilidade de contrair o vírus, mas não elimina .

Vírus de Imunodeficiência Humana (VIH) é o que causa a SIDA/AIDS  (SIDA-Sindroma de Imunodeficiência Adquirida). Depois de contraír o vírus do VIH, a pessoa principia a perder gradualmente as defesas do sistema imunológico e a sentir problemas de saúde.

Por: Angop


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *