Centralidade do Kilamba considerada uma “smart city” por revista African Business


Angola continua a estar constantemente em destaque nos meios de comunicação internacionais, desta vez com a revista African Business a referenciar a Cidade do Kilamba, no município de Belas, como uma “smart city”, segundo o VerAngola.

kilamba3

Conhecidas também como “cidades inteligentes”, estas “smart cities” são locais que utilizam a tecnologia em favor do desenvolvimento sustentável, na realização de projectos e de políticas públicas. Os cidadãos têm um papel activo na gestão dos recursos disponíveis, bem como na interacção com organizações. O objectivo passa por reduzir as desigualdades sociais e regionais e incentivar, apoiar e implementar a inovação tecnológica.

A Cidade do Kilamba, a cerca de 40 quilómetros a sul de Luanda, foi classificada como uma destas chamadas “cidades inteligentes”, por ser “moderna, sustentável e construída de acordo com as necessidades dos seus habitantes”, sendo este último o seu princípio orientador.

A cargo da empresa chinesa China International Trust and Investment Corporation (CITIC), o projecto foi concebido para se desenvolver em três fases, com um total de 82 mil apartamentos, numa área de 54 quilómetros quadrados. A primeira pedra do empreendimento foi lançada no dia 31 de Agosto de 2008, sendo a cidade oficialmente inaugurado a 11 de Julho de 2011. O investimento rondou os 3500 milhões de dólares.

A cidade foi construída sem barreiras arquitectónicas, de modo a que as pessoas portadoras de deficiência possam circular de forma autónoma e com segurança. A localidade dispõe de hospital, clínicas, centros de saúde, relvados, escolas, lojas e estradas. Apesar de ainda não estar totalmente concluída, já residem no Kilamba cerca de 55 mil pessoas.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *