Um grupo de pesquisadores angolanos, em Desenvolvimento, Perspectivas e Crescimento Sustentável, criou recentemente, um aplicativo móvel, que promete facilitar a gestão de dadores voluntários de sangue e de órgãos humanos.
O aplicativo foi apresentado ao fim da I Jornada Científica da Universidade Gregório Semedo, num dos temas propostos pelas faculdades de Engenharia e Novas Tecnologias.
De acordo com o responsável pelo projecto, Celso Bernardo, mencionado pelo Jornal de Angola, a aplicação móvel, recorre à plataforma de desenvolvimento Android com a tecnologia webservices, e tem como objectivo fortalecer o stock nas unidades hospitalares e facilitar a interacção entre pacientes e dadores, de forma a optimizar o processo de procura e obtenção de voluntários.
Celso Bernardo esclareceu que com o desenvolvimento do aplicativo, a sociedade vai dispor de uma ferramenta simples e capaz de resolver o problema da doação e facilitar a partilha de informações entre as unidades hospitalares, pacientes e familiares, uma vez que o mesmo conta com uma interface amigável, de fácil manuseamento e mobilidade, por meio de Android e IOS.
0 Comentário