Angola vai contar com uma fábrica de telemóveis que será instalada na zona do Benfica, Luanda. Um investimento de 2,6 milhões de euros da marca portuguesa de telemóveis “IKI Mobile”. O objectivo é conquistar o mercado da África Austral.
De acordo com o Jornal de Negócios, a unidade está a ser construída desde Agosto no Benfica, resulta de “um investimento de 2,9 milhões de dólares”, terá capacidade de produção de 400 mil telemóveis por mês, e será dirigida para o mercado interno e para a exportação para os mercados SADC.
Segundo o gestor, Tito Cardoso nesta unidade, os telemóveis serão montados e não produzidos de raiz.
“Vamos fazer ‘assemblagem’ [montagem] do produto”, sendo que a unidade “tem capacidade de 400 mil telemóveis por mês, que é a capacidade máxima”, e inclui uma possível expansão da fábrica, acrescentou.
No caso da futura unidade de Coruche, esta será diferente, já que irá incluir um laboratório e terá um processo “mais industrializado”, estando prevista a criação de 250 postos de trabalho.
A conclusão da sua construção está prevista para Abril do próximo ano. Nesta unidade, os telemóveis serão montados e não produzidos de raiz.
A marca “IKI Mobile” foi lançada a 17 de Novembro de 2015 e previa uma unidade em Coruche, Santarém, a funcionar em 2018.