Relatório da UNESCO propõe proibição do uso de telemóveis nas escolas em todos os países do mundo


Um novo relatório publicado pela Organização das Nações Unidas para Educação, nesta quarta-feira, 26 de Junho, propõe proibição de smartphones nas escolas e alerta que o excessivo contacto com ferramentas tecnológicas tem desencadeado um mau desempenho académico de crianças e jovens.

Foto: DR

Na pesquisa denominada “Tecnologia na Educação”, a Unesco afirma que esta proibição não rejeita a tecnologia, porém os benefícios que estas trazem podem tornar-se em malefícios quando usadas de forma excessiva e sem a orientação de um professor, gerando péssimo desempenho académico, e efeitos negativos na estabilidade emocional das crianças.

“A revolução digital tem um potencial imensurável, mas, tal como foram feitos avisos sobre a forma como a sociedade deve usar as tecnologias, deve ser dada a mesma atenção à forma como estas são utilizadas na educação”, considera Audrey Azoulay, diretora-geral da UNESCO. “A tecnologia deve melhorar, e não prejudicar, as experiências de aprendizagem e o bem-estar de alunos e professores”, lê-se no relatório.

O uso dos telemóveis, em contexto escolar, sempre foi visto como uma questão sensível, sendo muitas vezes levada a debate. Apesar de vários debates em torno desta temática, um em cada quatro países do mundo proibiu o uso de telemóveis nas escolas, de acordo com o documento da agência da ONU, sendo assim, defende banir o objecto mundialmente.

“Temos de ensinar as crianças a viver com e sem tecnologia; a tirar o que precisam da abundância de informação, mas a ignorar o que não é necessário; a deixar a tecnologia apoiar, mas nunca suplantar as interações humanas no ensino e na aprendizagem”, defende o relatório.

Por: Irinea Lukombo


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *