O Secretário de Estado do Ensino Superior, Eugénio Silva, reconheceu na manhã desta quarta-feira, 31 de Maio, a importância da premiação de profissionais ligados à área da educação na conferência de imprensa da 1ª edição do concurso, Angola Education Awards.
Eugênio, frisou que esta iniciativa da organização do concurso Angola Education Awards, servirá de motivação para os profissionais ligados ao ramo acadêmico e que o Governo perspectiva criar brevemente um Prémio Nacional de Ciência, estando já os mecanismos a ser estudados. Oportunamente, defendeu também que premiações do género podem impulsionar uma nova visão sobre o que é realmente educar e formar profissionais.
“A existência de um prémio deste tipo ou de prémios específicos para brindar cientistas e projectos de investigação que também vão surgir servirá de incentivo aos académicos, aliás o Governo tem a perspectiva de criar o Prémio Nacional de Ciências e Investigação. Mas este é um bom caminho, um bom começo termos esta circunstância, este acontecimento que pode impulsionar um novo quadro de compreensão sobre o que é de facto fazer educação, fazer ciência, fazer formação de profissionais”, afirmou Eugénio Silva.
Por fim, o Secretário de Estado, felicitou a equipa de organizadores do evento e realçou o motivo que o fez abraçar o projecto.
Temos que louvar efectivamente esta iniciativa, eu aderi naturalmente, porque reconheço a necessidade de acompanhar, e estando por dentro poderei também compreender melhor os processos e ajudar, por tanto temos compromisso com o interesse público, compromisso com a ciência e compromisso com a educação”, concluiu.
Por: Edson Cruz
0 Comentário