Resgate de valores culturais ganha destaque no FILDA Talk Summit


O FILDA Talk Summit, um evento de promoção de conversas de empreendedorismo, inovação e não só, trouxe à baila nesta quarta-feira, 20 de Julho, um tema de interesse social, para encerrar a 37.ª edição da Feira Internacional de Luanda, com painel recheado.

Questionado sobre o balanço dos últimos cinco dias da FILDA 2022, o Coordenador do “FILDA Talk Summit”, Mityano Francisco, destacou ser um levantamento positivo, por alcançar as metas traçadas pela equipa.

“O balanço é positivo, porque nós conseguimos fazer aqui um casamento perfeito entre estudantes, tomadores de decisão vindo do aparelho de Estado, empresários, activistas sociais, ambientais, e conseguimos aqui juntar ideias que de facto todos nós juntos é que conseguimos fazer esta Angola avançar”, referiu Mityano Francisco,

Entrando directamente para o tema, Sílvio Nascimento um dos oradores do evento, enalteceu a iniciativa e referiu que, dar ouvidos aos mais velhos é um passo fundamental para o resgate dos valores morais.

“Um dos hábitos bons que nós podemos resgatar é de ouvir os mais velhos, eles têm muito mais a nos dizer que aquilo que nós possamos imaginar, porque quando já começamos a crescer e achamos que conhecemos o mundo. É importante ouvir os mais velhos e promover a irmandade entre os povos, porque quando os povos têm irmandade e conexão, eles conseguem aprender um pouco mais e até a melhorar a própria vivência”, destacou Sílvio.

Para Costa Vilola, os pais influenciam directamente no comportamento dos filhos, e alertou que enquanto reprodutores, é necessário velar pela instrução e educação dos filhos, uma vez que tudo parte de casa e não das ruas.

“Os filhos são autênticos reprodutores de tudo que os pais fazem, e o carácter do homem constrói-se a partir de casa e não das ruas. E é importante que nós os pais, continuemos a passar os valores morais e cívicos aos nossos filhos em primeiro lugar, e nunca perder aquilo que são as nossas identidades culturais, porque Angola é um país com diversidades de línguas, estas vêem com hábitos e costumes, é importante que cada pai não permita que a cultura da sua região, do seu bairro, se perca nas novelas, nas músicas, no modernismo da cidade. Podemos ser modernos, sem deixar de ser quem somos”, mencionou Costa Vilola.

O Coordenador do FILDA Talk Summit, fez menção da inclusão social, que faz parte do propósito inicial da organização, o de fazer pressão social a quem é de direito, para que pessoas com alguma condição física, auditiva ou visual ganhem espaço na sociedade.

“Nós desde o início estamos com uma parceria com esta associação, de mudos, surdos e a Organização de Estudantes Carneiros, a tentarem incluir todo o mundo dentro deste processo, e das abordagens que temos debatido, então era importante, inclusive tivemos aqui um momento brilhante, onde um surdo consegui através da interpretação fazer uma questão ao Secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda e falou exactamente da necessidade de nas instituições públicas, e privadas, termos um intérprete ou alguém que entenda de linguagem gestual, porque as vezes não conseguem ser percebidos e este é o nosso objectivo de fazermos uma pressão social para se perceber que estas pessoas também existem”, frisou.

 

 

Clica na Imagem para ver mais fotos do evento:


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *