Professores admitidos no concurso público 2019 avistam “luz no fundo do túnel”


Após terem testemunhado o impacto negativo causado pelo novo Coronavírus a retardar o seu enquadramento nas diferentes escolas públicas do país, os professores admitidos no concurso público de educação em 2019, começam finalmente a receber os seus respectivos salários a partir do próximo mês de Junho, conforme fez saber a directora dos Recursos Humanos do Ministério da Educação (MED).

De acordo com a directora dos Recursos Humanos do Ministério da Educação (MED), Laudemira de Sousa, que nessa semana fez algumas declarações a imprensa, neste mês de Maio, prevê-se o término do processo de admissão.

“O processo de admissão passa por várias etapas, depois da publicação dos resultados dos exames, nomeadamente entrega de processos, assinatura de contratos e inserção no sistema financeiro. Infelizmente, não é por culpa do MED. Mas, estamos a fazer tudo para fechar o processo. Agora é só esperarem que, a partir de Junho, começarão a receber os salários e, com as guias de colocação, vão para onde forem indicados”, explicou a responsável.

Neste âmbito, não estão ainda incluídos, os candidatos das províncias do Bengo e da Lunda-Norte, cujos processos estão a ser reavaliados, devido às irregularidades constatadas. “Os candidatos destas duas províncias ainda não terão a situação resolvida, porque está em fase de conclusão a reavaliação dos processos”, esclareceu.

O Ministério da Educação disponibilizou, no ano passado, 10 mil vagas, com 14 províncias a terem direito a 489 lugares, enquanto Bié, Malanje e Zaire beneficiaram, cada uma, de mil. Luanda foi a que menos lugares teve direito, com apenas 154 vagas, todas destinadas à Escola Nacional de Arte.

 

Por: Garcia Alberto


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

Um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Escreva um comentário * já estava no. só falta o tempo de serviço para os antigos professores