Especialistas garantem que as vacinas para tratamento de tumores serão disponibilizadas antes de 2030


Segundo os cientistas fundadores da BioNTech, empresa alemã de biotecnologia responsável pelo imunizante da Covid-19 desenvolvido em parceria com a Pfizer, o tratamento já passou por teste e deve ser disponibilizado para o mundo antes de 2030.

Foto: Google (Jeremy Bishop)

Em entrevista ao “Sunday with Laura Kuenssberg” da BBC, a imunologista Ozlem Tureci e o professor de oncologia, Ugur Sahin, garantiram que as vacinas terapêuticas para tratamento de tumores podem estar mais perto de se tornar uma realidade, acrescentando que as aplicações da vacina estarão disponíveis para uso em até oito anos.

“Nós sentimos que a cura para o cancro, ou para mudar a vida dos pacientes com cancro, está ao nosso alcance”, disse a imunologista Ozlem Tureci em entrevista ao “Sunday with Laura Kuenssberg” da BBC. “Acreditamos que isso acontecerá, definitivamente, antes de 2030”, completou o professor de oncologia, Ugur Sahin.

Entre a série de aplicações em testes pela BioNTech, as vacinas mais avançadas na fase 2 dos 3 estágios clínicos, são as injecções para o cancro colorretal, o melanoma (cancro de pele), o melanoma avançado e o cancro de cabeça e pescoço. Há ainda vacinas para o cancro de ovário, de próstata e tumores sólidos na primeira etapa dos estudos com os humanos.

De acordo com Ugur Sahin, o objectivo dos pesquisadores é usar a abordagem de vacina individualizada para garantir que, directamente após a cirurgia, os pacientes recebam uma dose personalizada e individualizada que induzem uma resposta imune para que as células T (de defesa) no corpo do paciente consigam rastrear as células tumorais restantes e, idealmente, eliminá-las.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *