Investigadores brasileiros desenvolvem vacina contra o cancro do útero avançado


Um grupo de investigadores da Universidade de São Paulo, Brasil, desenvolveu uma vacina contra o cancro do colo do útero em estado avançado, que terá registado bons resultados nos ensaios pré-clínicos, em animais. Segundo um relatório publicado na revista científica International Journal of Biological Sciences.

Criada para eliminar células cancerígenas associadas ao papilomavírus humano, a vacina demonstrou eficácia e segurança quando associada ao tratamento com quimioterapia. A mesma não terá causado danos no fígado nem nos rins. Também não provocou perda de peso nos ratos testados.

O próximo passo é testá-la em humanos. Os cientistas irão recolher amostras de sangue de pessoas em risco de desenvolver a doença para isolar as células  dendríticas (glóbulos brancos do sistema imunitário) e ativá-las com o imunizante em laboratório. Depois, as células voltam ao organismo para ‘ensinar’ o sistema imunitário a combater os tumores.

A tecnologia é pioneira e prevê-se que não afecte as células saudáveis do organismo, como acontece com a quimioterapia e a radioterapia. Os cientistas estão confiantes que a vacina venha demonstrar a mesma eficácia contra outras doenças também, como o cancro da mama e da próstata, tuberculose, hepatite, Covid-19, zika e VIH.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *