Especial 95 anos Nelson Mandela


Hoje quinta-feria, 18 de Julho, celebra-se a vida de Mandela e o seu legado. O dia é dedicado ao activismo, onde todos são convidados a agir de forma a tornar o mundo um lugar melhor, mas como?

Foto:Reprodução/Internet
Foto:Reprodução/Internet

Em Novembro de 2009, as Nações Unidas declararam 18 de Julho como Dia Internacional Nelson Mandela, devido à contribuição do ex-presidente sul-africano para a cultura da paz e da liberdade.

O Dia Internacional Nelson Mandela ou “Mandela Day” é um apelo para que os indivíduos – as pessoas em todos os lugares – ajam e se responsabilizem por tornar o mundo um lugar melhor.

A Fundação Nelson Mandela apela para que, neste dia, “as pessoas dediquem simbolicamente pelo menos 67 minutos do seu tempo a servir as suas comunidades da forma que entendam”, uma vez que Mandela “passou 67 anos da sua vida activamente dedicado a promover e alcançar a mudança social”.

Foi a Fundação Nelson Mandela quem sugeriu transformar o dia de aniversário do ex-presidente sul-africano, o 18 de Julho, no dia internacional do activismo. A Fundação inspirou-se em Mandela, símbolo da luta contra o “apartheid” que certa vez disse, “está nas nossas mãos criar um mundo melhor”.

A pensar naqueles que não sabem o que fazer com os seus “67 minutos”, o SAPO deixa algumas sugestões para que se inspire e contribua para a mudança social.  E tal como Dilbert, o famoso cartoon do norte-americano Scott Adams, disse: “Lembre-se que não existe essa coisa de “um pequeno acto de bondade”. Qualquer acto cria uma onda sem um final lógico.”

Ajude com o coração

Lembre-se que não existem regras definidas. O importante é fazer algo com impacto positivo na vida de outra pessoa.

Contra a intolerância e a xenofobia

Faça um novo amigo ou cultive as velhas amizades. Procure conhecer alguém de uma cultura diferente. A compreensão mútua ajuda as comunidades a livrarem-se da intolerância e da xenofobia.

Abras as portas de um mundo novo a alguém

Leia para alguém que não sabe ler. Visite uma casa local para cegos. Conte histórias, partilhe o seu filme preferido com alguém que nunca o viu ou música. Se sabe tocar um instrumento ensine a alguém.

Faça da sua comunidade um lugar melhor

Junte-se com amigos para limpar o parque do bairro, rio, praia, rua, praça ou recintos desportivos com alguns amigos. As crianças merecem crescer num ambiente limpo e saudável.

Ajude por uma saúde melhor

Contacte as organizações locais da luta contra o HIV e veja como pode ajudar. Fale com os seus amigos e família sobre o HIV ou simplesmente leve os membros mais novos da sua família a passear pelo parque. Também pode doar medicamentos.

Eduque

Ofereça ajuda na escola local ou simplesmente ajude alguém a estudar. Doe livros escolares antigos. Se trabalhar na área da construção civil sempre pode ajudar a melhorar as infra-estruturas da escola, seja a pintar, a arranjar uma porta ou uma janela.

 Ajude os mais pobres

Ofereça roupa. Para os mais pobres dos pobres, sapatos podem ser um luxo. Não os acumule, se não os usa, dê a quem mais precisa. Senão tiver roupa ou sapatos para oferecer, pode sempre organizar uma venda de bolos, lavagem de carros ou venda de garagem para caridade e doar os lucros.

Valorize os idosos

Pode apenas escutar a história de alguém mais velho. Por vezes, as pessoas esquecem-se que os mais velhos são ricos em experiências e sabedoria, e na maioria dos casos, têm uma história interessante para contar.

Quer mais ideias? Visite o site “Mandela Day”.

Por:sapo


Gostou? Partilhe com os teus amigos!