Ministério das Finanças avança que Angola poderá usar moedas alternativas ao Dólar 


Angola uniu-se a ideia de usar moedas alternativas ao Dólar nas transacções de comércio exterior, defendida pelo actual governo brasileiro, segundo avançou a Ministra das Finanças, Vera Daves.

À margem da cimeira de Ministros de Finanças e governadores de Bancos Centrais do G20, na cidade brasileira de São Paulo, questionada sobre a defesa que o Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, faz da adopção de outras moedas como referência para as transacções internacionais, Vera Daves afirmou que Angola “simpatiza com a ideia”.

“Devemos explorar, sim, essas avenidas para diversificar. Da mesma forma como se diversifica a economia, também se deve diversificar o portfólio de moedas para ter resiliência. Quando há um choque de taxa de juros, quando há um choque de taxa de câmbio numa moeda, na relação com uma moeda, temos a outra para fazer contrapeso”, disse a titular da pasta, citada pela Rádio Nacional de Angola.

Sobre a escassez de divisas no mercado interno angolano, a Ministra das Finanças considerou que a solução estrutural para o problema é o crescimento e diversificação das fontes de renda.

“Angola basicamente exporta petróleo e as divisas que recebe do petróleo, usa ou para pagar dívida externa, como referi, ou para pagar algumas despesas que tenha também em moedas externas – contractos, prestação de serviço, bens, o que for- em dólares”, destacou.

Exit mobile version