José Massano diz que o país “tem menos recursos cambiais disponíveis, o que coloca pressão a gestão”


O Ministro de Estado para a Coordenação Económica, José Massano, avançou nesta terça-feira (9), na Huíla que Angola tem menos recursos cambiais disponíveis devido à oscilação do mercado da principal commodity e aos compromissos com o financiamento externo.

Foto: DR

José Massano esclareceu que o pagamento de dívidas, tem colocado “pressão” na gestão do câmbio a nível do país.

“Temos menos recursos cambiais disponíveis. Como sabem, a nossa principal fonte geradora de receitas cambiais, com 95 por cento, tem como proveniência o petróleo, e há queda, além de que devido aos compromissos que o país assumiu, com recurso ao financiamento externo, temos momentos em que devemos fazer pagamentos do serviço da dívida, o que coloca pressão a gestão de cambiais”, esclareceu.

Segundo Angop, no final de uma visita ao município da Matala, José Massano afirmou que a solução passa por criar capacidade de se produzir mais, porque o país está “muito dependente da importação de alimentos”. O ministro de Estado disse que já se nota alguma procura da produção nacional, mas é preciso capitalizar e potenciar os produtores de bens essenciais, para que se reduza a importação e se sinta menos necessidade de obtenção de divisas.

Exit mobile version