Home NotíciasEconomia Ministério das Finanças avança que Angola poderá usar moedas alternativas ao Dólar 

Ministério das Finanças avança que Angola poderá usar moedas alternativas ao Dólar 

Por Sofia Adelino

Angola uniu-se a ideia de usar moedas alternativas ao Dólar nas transacções de comércio exterior, defendida pelo actual governo brasileiro, segundo avançou a Ministra das Finanças, Vera Daves.

À margem da cimeira de Ministros de Finanças e governadores de Bancos Centrais do G20, na cidade brasileira de São Paulo, questionada sobre a defesa que o Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, faz da adopção de outras moedas como referência para as transacções internacionais, Vera Daves afirmou que Angola “simpatiza com a ideia”.

“Devemos explorar, sim, essas avenidas para diversificar. Da mesma forma como se diversifica a economia, também se deve diversificar o portfólio de moedas para ter resiliência. Quando há um choque de taxa de juros, quando há um choque de taxa de câmbio numa moeda, na relação com uma moeda, temos a outra para fazer contrapeso”, disse a titular da pasta, citada pela Rádio Nacional de Angola.

Sobre a escassez de divisas no mercado interno angolano, a Ministra das Finanças considerou que a solução estrutural para o problema é o crescimento e diversificação das fontes de renda.

“Angola basicamente exporta petróleo e as divisas que recebe do petróleo, usa ou para pagar dívida externa, como referi, ou para pagar algumas despesas que tenha também em moedas externas – contractos, prestação de serviço, bens, o que for- em dólares”, destacou.

Sobes a Dstv Eleva-Le

Poderá também gostar

Leave a Comment