Endiama anuncia descoberta de diamante de 171 quilates na Lunda-Norte


Um diamante de 171 quilates, extraído do projecto Lulo, província da Lunda Norte,  nesta segunda-feira (11) de Maio, descoberto em Angola, anunciou a Empresa Nacional de Diamantes de Angola (Endiama). No mesmo loca, foi também encontrado o maior diamante de sempre no país.

A gema branca, extraída no bloco 6 da mina, é a 15.ª de mais de 100 quilates recuperada no Lulo, a 2.ª de mais de 100 quilates explorada em 2020, e a 4.ª maior desde o início das operações”, adiantou em comunicado a Endiama.

O bloco 6 e 8, segundo uma nota da Endiama, foram os responsáveis pela produção de 13 das 15 pedras de mais de 100 quilates extraídas na referida mina, com realce para o maior diamante alguma vez encontrado em Angola (2016), com 404 quilates.

O presidente do Conselho de Gerência da Sociedade Mineira do Lulo, Domingos Machado, disse que face às características dos blocos 6 e 8, onde normalmente aparecem diamantes de grande dimensão e valor durante a época seca, a empresa vai neste período, concentrar as suas operações nos referidos locais e intensificará a prospecção na parte sul da concessão.

Esta é a quarta etapa do regime de excepção, que se iniciou a 27 de Março último, sendo que a última prorrogação vigorou no período de 26 de Abril a 10 de Maio.

A nova fase surge numa altura em que o país começa a registar o aumento de casos de contaminação local (18), estando a um passo da comunitária, conforme as autoridades.

Até ao momento, Angola tem 45 casos positivos (dois mortos e 13 recuperados), todos trazidos por cidadãos que estiveram em países com circulação comunitária do vírus.

Lulo é uma das mais importantes minas diamantíferas mundiais, constituída por uma sociedade entre a estatal Empresa Nacional de Diamantes de Angola (Endiama), com 32%, a também privada angolana Rosa e Pétalas (28%) e a operadora australiana Lucapa Diamond Company (40%).


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *