Aulas no Ensino Geral retomam segunda-feira e professores terão promoção na carreira a partir de Janeiro


As aulas no Ensino Geral retomam na próxima segunda-feira (19), em todo o país, após cinco dias de greve dos professores, segundo anunciou o Sindicato dos Professores (SINPROF), durante uma conferência de imprensa em Luanda. Por outro lado, o processo de promoção de professores que apresentam estatuto de técnico superior, mas a auferir, até ao momento, salários de profissionais do grau médio entra em vigor, a partir do próximo mês de Janeiro. 

DR

De acordo o Presidente da Federação dos Sindicatos de Trabalhadores da Educação, Cultura, Desportos e Comunicação Social (FSTECDCSA), Adriano dos Santos, citado pelo JA, explicou que esta medida é resultado dos acordos feitos durante a 1.ª Reunião Extraordinária, realizada a 17 de Agosto do ano passado, na base do caderno reivindicativo de 12 pontos, apresentado ao Ministério da Educação (MED).

O responsável sindical referiu que se espera que, no mês de Janeiro, se proceda ao levantamento dos professores que evoluíram para outros graus académicos, a partir de 2019, para puderem receber os salários de acordo com os actuais níveis de formação.

No contexto do caderno reivindicativo, explicou que a questão do Imposto sobre o Rendimento de Trabalho (IRT), também, se encontra referenciado no acordo, que deve merecer um estudo para que, eventualmente, haja uma redução da taxa.

Vale destacar que no encontro com os jornalistas, o SINPROF solicitou a recalendarização das provas realizadas esta semana e segundo o sindicalista, Guilherme Silva, a terceira fase da greve será decidida na assembleia de professores que vai ocorrer em Janeiro do próximo ano, caso o Ministério da Educação não implemente um novo subsídio para os professores, no dia 16 de Janeiro de 2023, como ficou prometido.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *