ANPG e pareceiros do Bloco 48 investem um milhão de dólares em projectos sociais no Centro de Hidrocefalia


A agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), a Total Energies e as associadas do Bloco 48 (Qatar Petroleum e Sonangol Pesquisa e Produção), efetuaram na manhã desta quinta-feira, 21 de Julho, uma visita ao Centro de Hidrocefalia, no Benfica, onde conviveram com as crianças e realizaram algumas doações.

Durante sua visita ao Centro de Hidrocefalia, as entidades presentes tiveram a oportunidade de conhecer as condições daquela unidade, visitaram algumas das  crianças que lá estão internadas, doaram produtos alimentares e medicamentosos, além de uma quantia em dinheiro no valor de  um milhão e 470 mil dólares. no quadro das acções de responsabilidade social que visam a melhoria da capacidade de resposta dos equipamentos sociais às populações, para dar resposta à diversas situações.

Fruto deste investimento, o Centro Neurocirúrgico de Tratamento de Hidrocefalia encontra-se agora reforçado com equipamentos diversos, com destaque para um aparelho neuro navegador craniano, autoclave para esterilização, analisador automático de bioquímica do tipo Spinreact. E conta ainda com um neuro endoscópio, ventilador mecânico, máquina de anestesia, instrumento de microdissecação, consumíveis e anestésicos. Equipar o Centro obrigou a uma intervenção orçada em USD 400 mil.

O Centro Materno Infantil da Zona Verde, localizado também na Comuna do Benfica, e construído pela empresa petrolífera SinoHydro, em parceria com a Concessionária Nacional e com as associadas do Bloco 48, beneficiou da aquisição de uma fábrica de oxigénio, da instalação de uma morgue, uma ambulância, um gerador industrial e uma vasta gama de equipamentos hospitalares. As obras de requalificação envolveram ainda o apetrechamento do Centro com material e mobiliário para as suas dependências, assim como de electrodomésticos.

Paulino Jerónimo, Presidente da ANPG, mostra-se deveras satisfeito com estas duas acções, uma vez que o papel da Concessionária Nacional é também o de, em conjunto com as operadoras e com os parceiros dos Blocos em exploração, contribuir para a melhoria das condições de vida das populações, designadamente na área da saúde.

“Apoiar as populações envolventes é algo que muito nos honra e para o qual temos muito gosto em contribuir, já que a partilha faz parte de sociedades que apostam no desenvolvimento e no bem-estar, e a ANPG é um contribuinte activo para o desenvolvimento de Angola”, sublinhou Paulino Jerónimo.

Centro Neurocirúrgico de Tratamento a Hidrocefalia, foi criado em 2008, em resposta à grande demanda de crianças recém-nascidas, lactantes e menos de 5 anos a cometida de Hidrocefalia, Espinha Bifida e outras doenças afins no sentido de colmatar o vazio conjuntural bem como evoluir no contexto do sistema nacional de Saúde Pública.

O centro tem a visão e a missão de diminuir a morbi-mortalidade à Hidrocefalia e doenças afins e evoluir para um centro de utilidade pública e polo de especialização. Seus benefícios é melhorar a saúde materna-infantil, comunitária e avaliar a demanda pública hospitalar fazer um balanço sócio-económico positivo.

Áreas de funcionamento do centro:

Salas operatórias;
UTI com camas;
Salas de internamento com cerca de 50 camas;
Laboratórios com nível médio;
Esterilização;
Ambulância, para neurocirurgia, pediatria neurologia, medicina interna e outras;
Atenção comunitária;
Assistência Social;
Biblioteca Neurocirúrgico;
Administração, recurso humano, serviços técnicos;
Farmácia.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *